QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 72030-120

+55 (61) 3563-1314

 
A liderança do

A liderança do "Made in China" está caindo aos pedaços

Aquela história de que a China estava roubando empregos do todo o mundo podia até ser verdade uma geração atrás, mas as coisas mudaram. É o que defende o site de negócios Business Insider, que analisou dados do americano Bureau of Labor Statistics, do Oxford Economics e do Credit Suisse. Enquanto a economia chinesa decolava nos últimos 20 anos, quando tudo aparentemente era "Made in China", o custo da mão de obra também subia.

Agora, a China, em meio a uma desaceleração econômica, corre o risco de perder o trono de favorita dos fabricantes globais para países como México e Brasil, segundo a reportagem. Isso porque os trabalhadores chineses custam cerca de cinco vezes mais do que há duas décadas — mais até do que os mexicanos.

Dados do Credit Suisse são otimistas em relação ao México, cuja competitividade industrial (particularmente contra a China) está mais forte do que nunca. O país ainda se beneficia de ter 81% de suas exportações destinados para uma economia excepcionalmente poderosa: os Estados Unidos.

É importante notar também que, no último ano, o México adquiriu vantagem no que diz respeito aos custos de trabalho contra a China por causa da força do dólar — que não tem tanto efeito sobre o yuan, já que a moeda chinesa flutua menos.

O Brasil, por sua vez, passa por uma série de problemas econômicos — e a desvalorização do real em relação ao dólar é um deles. A publicação americana aponta que os "ganhos" em termos de competitividade, neste caso, vêm com grandes custos. O Business Insider destaca ainda que 17% das exportações brasileiras vão para a China, uma das maiores proporções entre os mercados emergentes.

"A realidade aqui, porém, é que o cenário de fabricação simplesmente mudou na China e em todo o mundo. Durante anos, a história de produção global era só sobre China: o trabalho era mais barato e consumo era maior", diz o Business Insider. "E esse simplesmente não é mais o caso."

http://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2015/12/lideranca-do-made-china-esta-caindo-aos-pedacos.html

 

QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 71950-770

+55 (61) 3563-1314 / (61) 3563-4776 / (61) 3562-2064

Facebook
Realizado por Amplitude Web.