QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 72030-120

+55 (61) 3563-1314

 
BARRAS ENERGÉTICAS FEITAS DE GRILO INCRÍVEL  FONTE NUTRICIONAL

BARRAS ENERGÉTICAS FEITAS DE GRILO INCRÍVEL FONTE NUTRICIONAL


Como fazer com que grilos triturados fiquem gostosos?

  A resposta talvez seja: basta salpicá-los com gengibre e ras el hanout, uma mistura de especiarias do Norte da África. E pode-se acrescentar chocolate.

  Greg Sewitz, de 22 anos, e Gabi Lewis, de 23 anos, começaram a produzir barras de proteína feitas de grilos quando eram colegas de quarto na Universidade Brown. Lewis estudava filosofia e tentava seguir uma dieta paleolítica (comer o que supostamente comiam nossos ancestrais, habitantes das cavernas, e reduzir ao máximo a ingestão de alimentos processados e açucarados), mas não conseguia encontrar uma barra produzida de acordo com sua dieta. "Todas se pareciam com doces", afirmou.

  Foi quando Sewitz, estudante de neurociência cognitiva, teve uma ideia durante uma conferência no Instituto de Tecnologia de Massachusetts na qual um dos oradores falou sobre os insetos como fonte de alimentação sustentável.

  De acordo com a pesquisa dos dois colegas, 69 por cento do peso seco dos insetos é constituído de proteína. Um peito de frango possui 31 por cento de proteína e um contrafilé, 29 por cento. Os grilos fornecem mais ferro que a carne bovina e quase a mesma quantidade de cálcio que o leite. A quantidade de metano produzida na criação desses animais corresponde a um oitenta avos da quantidade produzida na criação de gado e a alimentação corresponde a um doze avos dos alimentos usados na criação desses animais, calculados por 100 gramas. Além disso, a reprodução dos grilos é rápida e dispensa pastagens imensas.

  Os colegas de quarto encomendaram uma caixa de grilos a uma fazenda que os cria para o consumo de répteis e para o uso como isca de pesca. Eles venceram a repugnância quando congelaram, assaram e bateram os animais em um liquidificador. "Havia pedaços de grilos por todos os lados, e nossos colegas sentiram certo desconforto", afirmou Sewitz.

 

QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 71950-770

+55 (61) 3563-1314 / (61) 3563-4776 / (61) 3562-2064

Facebook
Realizado por Amplitude Web.