QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 72030-120

+55 (61) 3563-1314

 
Comissão de padeiros define as características do pão perfeito

Comissão de padeiros define as características do pão perfeito

 O pãozinho que o brasileiro come todos os dias pode mudar. Uma comissão de padeiros, com a ajuda da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), definiu as características do pão perfeito.
Em busca do pãozinho perfeito: quentinho, cheiroso e o que mais? Uma comissão de padeiros decidiu tentar criar um padrão para esse desejo de todas as manhãs. No relatório, que levou um ano para ficar pronto, tem até uma foto do que seria o tal pãozinho nota 10: sem manchas, sem bolhas, nem muito cru, nem muito assado.
Elias Pedrosa faz parte da comissão. Ele explica que a ideia é proteger o consumidor das padarias que vendem aquele pão ruim, com receitas duvidosas.
“Expondo para a sociedade de forma clara e transparente, o cliente vai preferir o pão com qualidade ao feito de formas irregulares em panificadoras clandestinas”, diz Elias Pedrosa, da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria.
O relatório também classifica o sabor e o aroma do pãozinho. Mas será que dá para seguir esse padrão? Clécia Casagrande é padeira há 32 anos. Para ela, não existem duas fornadas iguais.
“Isso é um sonho, porque em cada clima, em cada local do Brasil e do mundo, as situações são outras, as pessoas são outras e o pão vai ser outro”, comenta a empresária.
Do lado de fora, casca crocante por igual. Por dentro, miolo suave e macio, com a massa elástica ao toque dos dedos. De acordo com os especialistas, é assim que deveriam ser todos os pãezinhos. Mas o que será que pensa o maior de todos especialistas, o consumidor?
“Eu prefiro clarinho, porque posso esquentar mais tarde no forno”, explica uma consumidora.
“Eu prefiro mais escuro”, diz outra.
Ou seja, pãozinho bom mesmo é aquele que o consumidor escolheu.

 

QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 71950-770

+55 (61) 3563-1314 / (61) 3563-4776 / (61) 3562-2064

Facebook
Realizado por Amplitude Web.