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EM MEIO A TANTAS VARIEDADES DE PÃES, O QUE COMER?

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      Branco, integral, light, com grãos, entre outros. Todos os dias novos produtos chegam aos supermercados e são muitas opções nas prateleiras quando o assunto é pão de forma. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados (ABIMA), no Brasil o consumo de pão de forma cresceu 55% nos últimos cinco anos, alcançando 71% dos lares brasileiros. O pão é um dos alimentos que compõem o grupo de base da Pirâmide Alimentar Brasileira. Além de estar inserido em nossa cultura, é uma opção prática, saborosa e nutritiva: contém carboidratos, proteína, fibras e gorduras boas. Tudo depende da opção, mas certamente benefícios não irão faltar. Entre tantas variedades, você sabe identificar qual o tipo mais indicado à sua saúde? Para explicar sobre os benefícios desses ingredientes que tornam o tradicional pão de forma mais saudável, a consultora em nutrição da Abima, Alessandra Godoy, faz uma breve explicação: Integral – Parte da massa é composta pela farinha integral. Pode ser acrescido de grãos que são ricos em fibras e gorduras boas. Light – Redução de pelo menos 25% de um dos seus componentes, que podem ser calorias ou a quantidade de sal. Verifique na embalagem. Preto – Elaborado a partir de uma mistura de farinhas integrais, por isso é uma boa fonte de fibra. Alguns pães podem conter mel na formulação. Se o objetivo é a perda de peso ou se você tem alguma restrição de açúcar, seu consumo deve ser orientado. De centeio – O farelo do centeio é fonte de fibra insolúvel que colabora com o bom funcionamento do intestino e reduz o risco de câncer. Com linhaça – Por ser fonte de ômega-3, traz benefícios anti-inflamatórios, antioxidantes e auxiliam no bom funcionamento do coração. Além disso, contém uma substância chamada lignana, semelhante ao hormônio estrógeno produzido pelas mulheres, e pode ajudar na prevenção do câncer de mama e também auxilia o bom funcionamento do intestino. Com aveia – A substância beta-glucana encontrada neste tipo de pão ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, e também colabora com o bom trabalho do intestino. 7, 9, 12 e 15 grãos – Possui grãos variados, de diferentes combinações. Importante ressaltar que o número de grãos não corresponde a um teor maior de fibras. Vale a pena consultar o rótulo dos produtos para verificar. É muito importante ficar atento ao rótulo e observar a quantidade de sódio, açúcar e calorias dos pães. Uma boa opção é com a menor quantidade de sal, sem gordura trans e precisa ter 1,5g de fibra a cada duas fatias (50g).

 

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