QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 72030-120

+55 (61) 3563-1314

 
Empresa goiana de pão de queijo se prepara para exportar para os EUA, Emirados Árabes e África

Empresa goiana de pão de queijo se prepara para exportar para os EUA, Emirados Árabes e África

      

      Há 17 anos, de forma improvisada, Marta Naves Vasconcelos, de 56 anos, iniciou as atividades no ramo de pães de queijo. Motivada pelo convite de um primo, que adorava o sabor da massa preparada nas reuniões familiares, a hoje empresária começou a fabricar o produto na cozinha dos fundos de casa, e entregá-lo na cafeteria que o parente havia aberto em um shopping de Goiânia (GO).

     A procura pelo alimento na cafeteria tornou-se intensa. Novos clientes começaram a surgir e, em 1997, a empresa constituiu-se legalmente e abriu a primeira sede própria da Martha's Alimentos na cidade de Aparecida de Goiânia (GO). Posteriormente, para que os pedidos fossem atendidos da melhor maneira possível, toda a família uniu-se em torno do negócio - o marido Carlos Gonçalves (61) e os filhos, Carlos (31), Rafael (29) e Natália Vasconcelos (28). Desde 2010, a empresa está em sede própria em Senador Canedo (GO).

     Atualmente, a Martha’s Alimentos produz mensalmente 20 toneladas de pão de queijo congelado. Segundo Marta, o principal objetivo está sendo alcançado gradativamente. “Queremos ser reconhecidos como a empresa que fabrica o melhor pão de queijo caseiro congelado do Brasil, além de fornecer praticidade aos consumidores e lucratividade aos comerciantes.”

     Para se diferenciar no mercado, o pão de queijo da empresa é feito de maneira artesanal. O polvilho e o queijo são produzidos em outras duas fábricas da Martha's Alimentos. "Foi a única forma que encontramos para crescer e ofertar, em grande escala, os produtos com qualidade diferenciada da concorrência. Esses insumos, caseiros, não são encontrados em escala no mercado", explica Rafael Vasconcelos, diretor comercial.

     Na Polvilho Martha's, a mandioca é plantada e o polvilho preparado de maneira "caipira", com secagem ao sol. Na Laticínios Martha's, o plantel de 200 cabeças próprias de gado Jersey produz todo o leite necessário para confecção do queijo minas padrão e manteiga. "Dentre todas as indústrias de pão de queijo congelado do país, somos a única que tem estrutura própria de produção verticalizada de polvilho caseiro e queijo minas padrão. Não utilizamos qualquer tipo de essência ou pré-mistura artificiais na fabricação de nossos produtos congelados", revela Rafael.

     Além de atender ao atacado, é possível adquirir o alimento para consumo residencial (food service e varejo), pelo e-commerce (primeiro do Brasil para pão de queijo congelado) www.marthaspaodequeijo.com.br. Também pelo site os interessados encontram consultoras (revendedoras) independentes, no mesmo modelo de revenda de cosméticos: também pioneiro nesse segmento no Brasil. Além do pão de queijo, a Martha's acrescentou ao mix biscoito de queijo, pão de queijo temperado e salgados congelados.

Exportação

     A receita caseira de pão de queijo quer ganhar o mundo. O projeto de viabilização e exportação do produto, que começou há apenas seis meses, deve se concretizar até o final de 2015. O foco, no início, será Estados Unidos, Emirados Árabes e África.

     Marta explica que a ideia surgiu após ter despertado sobre o grande sucesso que o seu produto faz com o público americano que vive no Brasil. “Fizemos contato com os profissionais do Programa do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex), do Governo Estadual, e com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), além de buscar o Projeto 1ª Exportação, do Ministério do Desenvolvimento.”

     Para que a empresa passe a exportar, duas mudanças estão sendo realizadas: adequação dos atuais fornecedores de insumos às exigências do mercado internacional e melhoria dos processos internos do controle da qualidade de fabricação do pão de queijo congelado. “Todas as mudanças têm contribuído para o aumento da competitividade de nossos produtos, inclusive dentro do próprio mercado brasileiro, além de propiciar uma busca contínua pela excelência,” comenta Marta, feliz com a nova etapa da empresa.
       Outro objetivo, conforme explica Rafael Vasconcelos, é, futuramente, abrir a rede de franquias de cafeterias da empresa.
 

 

QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 71950-770

+55 (61) 3563-1314 / (61) 3563-4776 / (61) 3562-2064

Facebook
Realizado por Amplitude Web.