QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 72030-120

+55 (61) 3563-1314

 
ESTÁ CHEGANDO A PÁSCOA

ESTÁ CHEGANDO A PÁSCOA

     

      Todos os cuidados na hora de comprar e preparar o bacalhau, um alimento que requer atenção especial para evitar riscos de contaminação

       Está chegando a Páscoa e nesse dia geralmente as famílias se reúnem para saborear a deliciosa bacalhoada, e se no seu estabelecimento vai ter pratos com bacalhau durante o período que antecede a esta data, ou até mesmo terá no domingo de Páscoa um almoço especial que trará este produto como o prato principal, vamos apresentar nesta pauta os cuidados necessários para o preparo do bacalhau que já é tradicional em todo o Brasil. O hábito de comer bacalhau veio para o Brasil com os portugueses, já na época do descobrimento. Mas foi com a vinda da corte portuguesa, no início do século XIX, que este hábito alimentar começou a se difundir. Data dessa época a primeira exportação oficial de bacalhau da Noruega para o Brasil, que aconteceu em 1843.
       O bacalhau geralmente é o prato principal do almoço de Páscoa, podendo ser servido assado, frito, gratinado ou cozido.
O procedimento de compra é a primeira etapa de avaliação. O ideal é a aquisição de fornecedores idôneos, pois apesar de ser um produto dessalgado, o peixe apresenta alguns sinais de qualidade que podem ser identificados no momento da compra.
ROTULAGEM
        A rotulagem deve seguir os padrões da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para produtos importados, ou seja, conter a descrição do produto de forma traduzida, contendo os seguintes dizeres obrigatórios: Denominação de Venda; Identificação de Origem: Razão Social e endereço do fabricante, do distribuidor quando proprietário da marca e do importador; Data de Validade; Identificação de lote; Indicação das precauções necessárias para manter as características do produto; Informação Nutricional; Registro no SIF.

CUIDADOS NO ARMAZENAMENTO
     O fornecedor do bacalhau vai destacar a temperatura de armazenamento adequado em sua rotulagem, o produto deve ser mantido congelado ou resfriado e qual a faixa de temperatura ideal para manter a qualidade.
   Se o produto for adquirido congelado, realizar o processo de descongelamento, mantendo o mesmo sob refrigeração em recipiente plástico ou por meio de fervura se o preparo for realizado de imediato.

DESSALGUE

Tatiana de Queiroz Campos,
Nutricionista

• Manter o bacalhau submerso em água, mantendo este recipiente sob refrigeração;

• Realizar a troca da água a cada 8 horas. Este período pode variar de acordo com a espessura.

PREPARO
      Após a etapa do dessalgue, o bacalhau sofrerá o processo de cozimento. Deixar o produto esfriar em temperatura ambiente no período máximo de 30 minutos. O produto, depois de dessalgado, pode ser utilizado de imediato ou armazenado sobre refrigeração (até 4ºC) com validade de 3 dias.

DISTRIBUIÇÃO
       O bacalhau pode ser servido em balcões térmicos caso a preparação seja assado ou cozido ou como salada em balcão refrigerado. (atenção à temperatura e tempo de exposição deste alimento).
    

 

QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 71950-770

+55 (61) 3563-1314 / (61) 3563-4776 / (61) 3562-2064

Facebook
Realizado por Amplitude Web.