QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 72030-120

+55 (61) 3563-1314

 
HORA DE FATURAR

HORA DE FATURAR

   

      Início de ano é momento do panificador se organizar e usar de toda a experiência no setor para evitar queda de faturamento com as férias e o verão

     Começo de ano, temporada de férias e muito calor, ou seja, queda no faturamento! Estes são fatores que prejudicam o movimento nas padarias nesta época do ano, quando é preciso reduzir a produção para evitar perdas. Janeiro é um mês fraco para o comércio em geral. Infelizmente nesta época as padarias sofrem muito com a queda do movimento. De janeiro até março, consideramos o período de movimento mais fraco do ano para as panificadoras, portanto é preciso ter muita cautela e usar de experiência para balancear despesas e faturamento. As padarias que não têm controle na sua produção, nesta temporada de férias sofrem ainda mais com as perdas de produtos e os prejuízos podem ser altos. Controle as sobras implantando a grade de produção. Evite fabricar produtos que não têm boa aceitação, devido ao calor muito intenso. Evite recheios pesados, como calabresa e frango. Substitua-os por peito de peru, queijo branco, presunto, ricota etc. Fabrique somente a quantidade necessária para o consumo diário, evitando deixar produtos armazenados em câmara fria para assar no dia seguinte. As padarias que trabalham com estoque de pães recheados, armazenados em câmara fria para o dia seguinte, nesta época correm mais risco de sofrerem perdas, devido ao clima muito quente. Para evitar o problema, é preciso controlar muito bem a fermentação dos produtos e monitorar constantemente a temperatura das câmaras frias, pois nesta época é comum as câmaras apresentarem defeitos com maior frequência, devido ao uso mais intenso.

     O melhor é produzir e assar os produtos no mesmo dia, evitando ao máximo o uso prolongado da câmara fria. Com as vendas reduzidas, as compras de matéria-prima consequentemente também devem ser reduzidas. Compre somente o necessário evitando o acúmulo de mercadorias no estoque sem necessidade. Procure compensar a redução do faturamento, usando alternativas para reduzir custos, caso tenha funcionários com férias vencidas, horas extras atrasadas, o período é bom para liberar férias e compensar horas extras, organize sua equipe e aproveite o momento para colocar a casa em ordem. Os panificadores que estão acostumados com esta queda no movimento conseguem contornar a situação sem grandes dificuldades, mas quem está há pouco tempo na área da panificação, passando esta fase pela primeira vez, pode sofrer dificuldades e até prejuízos.

   Mas é importante lembrar que a partir do mês de março as vendas começarão a melhorar novamente. Use este período de baixas no movimento para criar ações futuras para o inverno, que é a época do ano mais favorável para as padarias. Assim como em todos os segmentos, temos períodos altos e baixos, mas o importante é ter sabedoria e conhecimento para lidar com todas as circunstâncias.
  

 

QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 71950-770

+55 (61) 3563-1314 / (61) 3563-4776 / (61) 3562-2064

Facebook
Realizado por Amplitude Web.