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Mais cor e faturamento nas padarias

Mais cor e faturamento nas padarias

     

      Neste ano, a Copa das Confederações será um fator a mais para incrementar as vendas do período junino

          Balões, bandeirinhas de São João, muitas cores e um cheiro de comida junina no ar. Nessa época do ano, as panificadoras se vestem de arraiá e passam a comercializar também iguarias típicas do mês de junho, como pé-de-moleque, bolos de milho, macaxeira e batata, pamonhas e canjicas. Ao agregar novos itens ao portfólio das lojas, as padarias ampliam suas vendas em até 15%.

           Além de bolos tradicionais desta época do ano e de alimentos à base de milho, como a pamonha e a canjica, as panificadoras também apostam em pratos típicos, como vatapá, paçoca e baião de dois.

        É esta a expectativa da Montmarttre(Fortaleza-CE), conforme sua proprietária, Melissa Macêdo Parente. "Normalmente, nossa expectativa em junho é de um crescimento em torno de 10% em relação ao mês anterior por conta da entrada de bolos típicos das festas juninas, como grude e pé-de-moleque. Mas esse ano tem também a Copa, que pode apagar um pouco as festas juninas. Mesmo assim, o São João não deixa de existir. Estamos apostando num incremento de até 15% em comparação ao mesmo período de 2012", afirma.

              A venda dos produtos juninos na Montmarttre iniciou na semana passada, com a montagem de uma mesa de comidas típicas. Ainda não está definido se a decoração utilizará o tradicional colorido junino ou as cores verde e amarelo devido aos jogos da Copa das Confederações.

              Mais procurados dentre as iguarias juninas, o pé-de-moleque e o bolo de macaxeira custam R$ 29,50 o quilo. Já os bolos de milho ou batata saem por R$ 26,90 o quilo. A unidade da pamonha custa R$ 3,00 e da canjica R$ 1,80. "Este ano, além das encomendas de itens juninos, estamos recebendo também pedidos de salgadinhos e sanduíches para acompanhar as partidas da Copa", avisa a empresária.

Cenário positivo

                Na Monte Carlo(Fortaleza-CE), o empresário Carlos Petrônio Filho, projeta crescer no mínimo 10% sobre 2012. "Desde o começo da semana passada estamos com a mesa de comidas juninas montada na loja. É uma época em que aumentam muito as vendas das panificadoras. Este ano, então, com a junção das festas juninas com a Copa das Confederações, esperamos ter pelo menos 10% de aumento nas vendas com relação a 2012. Como em junho são agregados cerca de 10 a 15 itens de produtos sazonais da época, é natural que aumente o volume das vendas", argumenta.

          Além das vendas na própria loja, a Monte Carlo também recebe encomendas. "O cliente vem a loja e encomenda o produto com 48 horas de antecedência, efetuando o pagamento de 50% do valor total do pedido. Mas se o produto desejado for em pequena quantidade ou um item simples, então dá para comprar na hora, se tiver em estoque", diz o proprietário da Monte Carlo.

                Na Padaria Romana localizada no Bairro de Fátima(Fortaleza-CE), a junção das festas juninas com a Copa das Confederações, que ocorrerá no mesmo período, também é vista com otimismo. "Começamos a vender os produtos juninos há uma semana. Em relação a um mês comum, a expectativa é que as vendas cresçam entre 10% e 15%. Já na comparação com igual período do ano passado, nós esperamos que este ano seja melhor devido à Copa das Confederações", afirma o gerente da unidade, Evandro Martins. Segundo ele, entre os produtos mais vendidos, estão a canjica e a pamonha, que saem por R$ 3,15 cada, e os bolos típicos, que custam R$ 10,10 o quilo. Também são vendidos outros pratos típicos, como vatapá e paçoca.

Empregos

              Na Panebox, também no Bairro de Fátima(Fortaleza-CE) os produtos juninos foram disponibilizados a partir da segunda quinzena de maio, segundo a gerente, Angélica Barbosa, que não esconde o otimismo. "A nossa expectativa sempre é muito boa em relação ao mês de junho. Nessa época normalmente contratamos mais pessoas (temporários) para almoços e eventos", afirma.

     Decorada com motivos juninos, a Panebox já está recebendo encomendas, além de vender produtos típicos no local, como bolos de milho, batata e macaxeira, pé-de-moleque, canjica e pamonha. "O tabuleiro de pé-de-moleque custa R$ 30,00, o de milho sai por R$ 25,00, enquanto o de batata é vendido por R$ 22,00. Temos também a venda aqui na loja de pratinhos típicos, contendo arroz ou baião de dois mais vatapá e paçoca custando seis reais", conta a gerente.

 

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