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NOVIDADES À VISTA

NOVIDADES À VISTA

     O crescimento em ritmo acelerado da alimentação pronta ou pré-pronta, produtos embalados e de baixas calorias estão entre as tendências destacadas na feira de Chicago, nos Estados Unidos



Por Luisa Mandetta

   A Marcio Rodrigues Associados esteve presente na NRA, feira de alimentação fora do lar que acontece todos os anos nos Estados Unidos, na cidade de Chicago, para conferir as novidades do setor. A feira já existe há 94 anos e conta com apresentação de 1.800 fornecedores e mais de 60 mil visitantes, que vão atrás das últimas tendências em equipamentos e processos para empresas de alimentação. A seguir as principais tendências da feira para o segmento de alimentação.


Descartáveis Sustentáveis

    Quando a empresa calcula a quantidade de mão de obra, material de limpeza, louças quebradas por mês, fica fácil entender porque os fornecedores de embalagem oferecem às padarias cada vez mais soluções e tipos de embalagens. Faça a conta e veja se este não é um caminho mais viável para sua empresa também, mas não se esqueça: seu cliente não se identifica com empresas que jogam excesso de lixo sem se preocupar com seu destino. Procure sempre os descartáveis que têm menos impacto na natureza.


Terceirização

    Se você tem uma boa linha de pães especiais, minipães, pães com fermentação natural, ou ainda possui uma confeitaria fina, saiba que existe um mercado em hotéis, restaurantes, buffets e outros que procuram cada vez mais esses produtos.Na feira foi possível ver aproximadamente 20 estandes ofertando esse tipo de serviço para as empresas que não possuem mais confeiteiro e padeiro no seu quadro de funcionários, mas que procuram ofertar para os hóspedes e clientes produtos de qualidade e com sabor e aparência de caseiro.


Rotisseria

    A alimentação pronta ou pré-pronta está crescendo em ritmo acelerado. Vende mais a empresa que ofertar praticidade, produtos frescos e de qualidade. E nada melhor do que uma linha de finalização na própria loja, com fornos de pizzas e de assados à vista do cliente, para aumentar a confiança que o cliente tem pela sua loja.


Produtos embalados e produtos prontos para levar

    O consumidor tem vários momentos e seu modo de comprar muda de acordo com o horário do dia. Se a empresa possuir uma linha de produtos já embalados, etiquetados, prontos para levar para a casa, terá um aumento de venda destes produtos. Podem ser minipães já recheados, sucos de frutas já engarrafados ou saladas de frutas com um garfo na própria embalagem. Tudo isso estimula o cliente que está com pressa a comprar o produto pela conveniência.


Produtos frescos/baixa caloria

     Os Estados Unidos possui o número de pessoas idosas bem acima do esperado e por isso a obesidade e sobrepeso no país é considerado uma epidemia. Infelizmente, o Brasil apresenta também um índice assustador: 40% da população apresenta sobrepeso, segundo a AMB (Associação Médica do Brasil). A preocupação com produtos frescos e pouco industrializados é uma constante nas lojas de vanguarda. E ainda as porções menores. Tudo bem comer um hambúrguer, mas só se for no pão que é a última novidade: o hambúrguer thin (pão de hambúrguer fino).


Higiene e legislação

Que tal um sensor que monitora se o funcionário lavou a mão ao ir ao banheiro? As empresas de alimentação precisam cada vez mais atender às legislações vigentes e, se existe uma regra que é básica, e que ao mesmo tempo impacta diretamente na qualidade dos produtos, essa regra é a lavação correta das mãos.


Estudo de caso: Sheetz

A Sheetz é uma empresa que trabalha há 40 anos com alimentação fora do lar, em lojas de conveniência, hoje possui 440 lojas e abre 2 a 3 unidades por ano. A empresa cresceu 6% em 2012, um ano muito difícil para os Estados Unidos, e o sócio credita as seguintes ações a isso:
— Se preocupam com o que o cliente come todos os dias e garantem o melhor! No caso deles são os donuts e o café.
— Há dez anos incluiu o almoço nas lojas e a cada ano esse segmento cresce mais. Antes o consumidor não confiava em almoçar em uma loja de conveniência, por isso foi preciso tempo, ajustar o cardápio e principalmente o layout.
— Há cinco anos trabalha fortemente em pesquisas com clientes, em sua maioria, através das redes sociais. E nessas pesquisas descobriu o que o consumidor que frequentava em horários específicos procurava. Assim, a empresa resolveu surpreender os clientes desses horários e teve um bom aumento de venda quando começou a atender as necessidades de cada horário.
— Teve muita dificuldade em mudar de atendimento e muitos atendentes para o atendimento mais ágil, com autosserviço, pela resistência dos sócios fundadores. Hoje percebem que os clientes preferem um atendimento rápido e eficiente no lugar do atendimento “tête-à-tête”.
— Cuidou dos preços do que não era de produção própria, pois através das pesquisas obteve a informação que muitos clientes só compravam na loja em último caso, por achar que o preço era muito mais alto do que em outros locais.
 

 

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