QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 72030-120

+55 (61) 3563-1314

 
Onde esta a mão de obra qualificada do terceiro polo gastrotômico? O Distrito Federal sofre com a falta de mão de obra.

Onde esta a mão de obra qualificada do terceiro polo gastrotômico? O Distrito Federal sofre com a falta de mão de obra.

A gastronomia do Distrito Federal sofre, mais do que ninguém, com a falta de mão de obra qualificada e, muitas vezes, na tentativa de não perder os clientes, os donos dos restaurantes estão apelando, improvisando e “fazendo das tripas o coração” na formação e qualificação de seus funcionários. É claro que essa obrigação também é do empresário, mas se levarmos em consideração os elevadíssimos tributos cobrados pelo governo, e as “participações do sistema S” nas guias de INSS das empresas, valores que entidades e governo arrecadam com essa finalidade e não são competentemente aplicados, o empresário também vira vítima.
Uma empresa desse segmento, sem uma boa equipe de profissionais, trilhará com extrema dificuldade o caminho da excelência em um bom atendimento, afinal lidar com todo tipo de cliente, já não é fácil, mas trabalhar no ramo da gastronomia tem inúmeros outros desafios. Os restaurateur dizem que encontrar mão de obra nunca foi problema, o difícil é encontrar profissionais qualificados.
Brasília, hoje, é o terceiro polo gastronômico nacional e, devido a isso, cada vez mais restaurantes de fora tem procurado esse mercado, mas se engana quem pensa que esses novos empreendimentos vão aumentar o número de profissionais empregados, afinal, na maioria das vezes, essas empresas trazem seus profissionais de suas respectivas cidades, pois não encontra nos trabalhadores do Distrito Federal a qualificação que deseja para ocupar o quadro de suas empresas. Ou seja, o resto do país tem mais “cultura” e investe mais no quesito formação de trabalhadores.
O Balcão de Empregos do GuiaBHR é um dos feedbacks da atual realidade do mercado de trabalho (gastronômico) de Brasília, afinal recebe centenas de currículos que não se encaixam nas exigências dos bares, hotéis, panificadoras e restaurantes do Distrito Federal.
Uma alternativa é investir no treinamento interno, como muitos empresários estão fazendo, pois uma das dificuldades que o empregado encontra é a falta de cursos de capacitação. Brasília está com um déficit muito grande nessa questão. Há poucas opções de cursos e, quando o empregado encontra algum que atenda sua necessidade, o valor do mesmo não se encaixa no seu orçamento.
Precisamos urgentemente de alternativas para capacitação dos nossos profissionais, para valorizarmos o que temos dentro do nosso mercado. O Governo, as Entidades Patronais e o Sistema “S”, precisam buscar alternativas para mudar essa realidade do mercado. Mas… Até quando vamos esperar?

 

QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 71950-770

+55 (61) 3563-1314 / (61) 3563-4776 / (61) 3562-2064

Facebook
Realizado por Amplitude Web.