QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 72030-120

+55 (61) 3563-1314

 
ONTEM, HOJE E AMANHÃ

ONTEM, HOJE E AMANHÃ

     

     No dia a dia das padarias, nem sempre o panificador consegue controlar o desperdício e com isso deixa de lucrar mais

     O seu lucro está diminuindo? Controle o desperdício da sua empresa! O seu lucro pode estar saindo pela porta dos fundos dentro do saco de lixo. Infelizmente essa é a realidade de muitas padarias. Não adianta fazer vista grossa. Tem que fiscalizar. O desperdício nas padarias costuma ser exagerado, como as sobras de frios, carnes, frutas, verduras e legumes que muitas vezes são dispensados no lixo e não têm um destino correto para o reaproveitamento na fabricação de produtos.

     Muitas vezes o desperdício passa em frente aos olhos do dono e ele não percebe. Mas o controle tem que ser absoluto, não se pode permitir que produtos bons sejam jogados no lixo e se não controlar, com certeza terá grandes prejuízos. Infelizmente em muitos casos falta o bom senso de alguns funcionários, que acabam causando prejuízos para a empresa. Muitos panificadores sabem do que estou falando.

     Relembrando Velhos Tempos — Ao longo de aproximadamente 25 anos, no ramo da panificação enfrentei grandes desafios e presenciei muitas mudanças. Quero relembrar algumas dificuldades vividas no passado em relação à mão de obra nas padarias. Quando comecei a trabalhar em padaria iniciei como balconista, a partir daí passei por todos os setores, sempre buscando aprender coisas novas e superando desafios. É claro que as iniciativas de aprender outras funções partiam sempre de mim. Conquistar uma oportunidade e aprender uma profissão dentro de uma panificadora era uma tarefa muito difícil, poucos profissionais se dispunham da boa vontade de ensinar o que aprendera. Falando o português claro, ninguém ensinava o que sabia. Quem realmente queria aprender uma profissão tinha que trabalhar com muita dedicação, quase não se formava profissional.
      Os cursos nas escolas também eram escassos, sem contar que a condição de trabalho não era nada boa. O espaço físico geralmente era muito apertado, equipamentos antigos e ultrapassados, falta de utensílios apropriados, carga horária muito puxada etc. Além de tudo, a remuneração era baixa.
Nos Dias de Hoje — Hoje o mercado da panificação sofreu grandes mudanças, mas vale ressaltar que muitas padarias ainda “vivem no passado”. Fazendo um comparativo em relação às condições de trabalho do passado com as atuais, melhorou muito. Hoje o mercado dispõe de pré-misturas para fabricação de diversos produtos, facilitando o processo de produção. Anteriormente, tudo tinha que ser preparado artesanalmente. Muitos panificadores têm investido bastante em melhorias, não somente em estrutura física, mas também em equipamentos modernos, qualificação da mão de obra. Claro que existem exceções, mas de modo geral as mudanças são bastante significativas. A realidade de hoje é bem diferente. As escolas oferecem várias opções de cursos especializados e profissionalizantes. Com todos os benefícios e melhorias que o setor oferece, a dificuldade com a mão de obra permanece. Infelizmente, existem funcionários que não estão dispostos a aprender coisas novas e conquistar melhores salários. As vezes me deparo com situações onde o funcionário se recusa a aprender algo novo, simplesmente pelo fato de não querer assumir uma nova responsabilidade e acaba desperdiçando ótimas oportunidades. Costumo dizer que é sempre muito importante aproveitar as oportunidades e aprender tudo o que puder, mesmo que não faça parte da sua rotina de trabalho e talvez hoje não seja tão importante, mas amanhã poderá fazer grandes diferenças !  

 

QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 71950-770

+55 (61) 3563-1314 / (61) 3563-4776 / (61) 3562-2064

Facebook
Realizado por Amplitude Web.