QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 72030-120

+55 (61) 3563-1314

 
Padarias utilizam mobile payment para compras delivery

Padarias utilizam mobile payment para compras delivery

     

     Os meios de pagamentos móveis estão cada vez mais presentes no dia a dia da população. O pagamento de compras pelo celular, por exemplo, não se restringe mais apenas à smartphones. Tecnologias como a Unidade de Resposta Audível (URA) são formas inovadoras de democratização dos pagamentos de encomendas e serviços, tanto para o consumidor final quanto para estabelecimentos de pequeno e médio porte, que hoje tem poucas soluções disponíveis no mercado, customizadas para suas necessidades.

  Um exemplo dessa democratização é o Pagtel Delivery, sistema desenvolvido pela Pagtel, empresa de pagamentos móveis. O sistema funciona de forma simples: primeiramente o usuário faz um pré-cadastro no sistema da Pagtel através do site da empresa ou por uma ligação telefônica para uma URA. Ao finalizar uma compra delivery, o cliente informa ao atendente da padaria o número do seu celular e o código de segurança do cartão de crédito, ao passo que o atendente digita o CVV do cliente dentro do sistema da Pagtel (que é criptografado - para ter mais segurança) pelo computador e realiza o pagamento. Ao finalizar o processo, o cliente recebe por SMS um comprovante da transação.

     Felipe Regis Lessa, sócio e diretor de marketing da Pagtel, afirma que o produto é focado em compras remotas (deliveries), como entrega de comida, flores, remédios, lavanderia, dentre outros. O serviço já está disponível em 50 estabelecimentos no estado de São Paulo e pretende atingir 500 clientes até o 1º semestre de 2013.

     Além de ser mais uma opção de transação comercial, Felipe afirma que o principal benefício do serviço é que o tempo de espera por uma entrega passa a ser bem menor. “Hoje em dia, o empresário depende totalmente de maquinetas ou dinheiro vivo para as compras deliveries. Com isso, muitas vezes o cliente acaba tendo que aguardar um tempo maior que o normal para receber a sua encomenda, porque o estabelecimento não tem maquineta disponível. A maioria das ligações de reclamação em um delivery é causada pala demora na entrega, o que pode ocasionar danos ao produto, por exemplo”, explica Felipe.

     Já em utilização em padarias da região de Alphaville, como a La Ville, o Pagtel Delivery tem atendido diversos consumidores da região. Segundo Vagner Gomes, gerente da padaria, o sistema foi contratado para dar mais comodidade aos clientes. “A aprovação do pagamento é feita de maneira mais rápida, dinâmica, não tem problemas com sistema fora do ar”.

      Uma questão que ainda é muito discutida diz respeito à segurança desse tipo de compra. Mas, segundo Felipe Lessa, normatizações internacionais de segurança em transações financeiras como o PCI DSS 2.0 (a empresa foi uma das primeiras do país a possuir o selo internacional de qualidade e segurança, em 2010), garantem a segurança tanto do consumidor quanto do lojista, com relação ao sigilo de informações e recebimento do pagamento. Além disso, neste ano deverá ser aprovado um projeto de lei para a normatização do uso de celulares ou outros aparelhos, combinado entre o Banco Central e o Ministério das Comunicações, o que trará ainda mais segurança ao setor.

 

QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 71950-770

+55 (61) 3563-1314 / (61) 3563-4776 / (61) 3562-2064

Facebook
Realizado por Amplitude Web.