QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 72030-120

+55 (61) 3563-1314

 
Panificação tem consultoria para reduzir desperdícios

Panificação tem consultoria para reduzir desperdícios

     Redução do desperdício, técnicas de congelamento, vitrinismo e inovação no varejo foram temas para palestras e consultorias na Semana de Ciência e Tecnologia.
     O pão que comemos ou as compras que fazemos são elementos da vida cotidiana os quais consumimos sem refletir sobre a maneira como são produzidos ou vendidos. A tecnologia de congelamento e a redução do desperdício no setor da panificação, assim como vitrinismo e inovação no varejo, são fatores que influenciam o consumo do pão nosso de cada dia ou das escolhas que fazemos na hora de entrar em uma loja. As técnicas desses assuntos foram apresentadas a empreendedores.

Vitrinismo - É a forma de criar ambientes e valorizar os produtos expostos em vitrinas. O termo é pouco conhecido para aqueles que não atuam no setor de vendas, mas os seus efeitos são sentidos por todos que efetuam algum tipo de compra no comércio. Pesquisas apontam que uma exibição correta dos produtos é responsável por aproximadamente 50% das vendas de uma loja.
De acordo com Vicente Carvalho, consultor do Sebrae, a vitrina é o elo de ligação entre loja e consumidor, por isso ela é tão importante. “Uma exposição de produtos bem feita deve atentar para o público-alvo e levar em consideração fatores como iluminação e altura dos produtos, entre outros. Nas consultorias que realizo preciso sempre lembrar aos lojistas que vitrina não é estoque. Quer dizer, quanto menos produtos se mostrar em um ambiente bem elaborado, mais atenção eles chamam.”, explicou o consultor. Segundo Vicente a decoração de uma vitrina está ligada à percepção visual do consumidor. Para chamar a sua atenção, a decoração não pode demorar mais do que 15 dias, realizando-se alterações de detalhes, caso contrário as pessoas deixam de perceber o ambiente. Nas palestras e consultorias ministradas durante a Semana de Tecnologia o consultor procurou instigar os lojistas a mudarem e inovarem dentro da sua realidade com o despertar do seu senso crítico.
Panificação - Nos últimos anos o setor da panificação tem crescido em ritmo mais acelerado que outros setores da economia brasileira. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip) somente em 2011 a panificação cresceu 11,9%, com aumento de 2,8% no número de postos de trabalhos gerados, o que representa 21 mil funcionários contratados pelas padarias em todo o país. O setor representa cerca de 779 mil empregos diretos e 1,8 milhão de forma indireta. Para manter o crescimento é preciso, cada vez mais, investir na profissionalização com novas tecnologias e treinamentos.
Desperdício e congelamento – No setor da panificação o desperdício corrói os lucros de uma forma invisível. Ele começa na escolha da matéria-prima adquirida e perpassa a maneira como o funcionário executa uma receita ou a empresa organiza o seu cardápio. Na palestra e nas consultorias realizadas por Ana Carolina Diniz, do Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC), mostrou-se em quais situações o desperdício é encontrado e quais as medidas necessárias para reduzi-lo. Os empreendedores também tiveram a oportunidade de conhecer diferentes técnicas de congelamento e as vantagens que elas podem trazer ao negócio como redução de custos, aumento do mix de produtos, aumento de vendas, oferta de produtos quentes mais vezes ao dia, redução de perdas de produtos entre outros. 

 

QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 71950-770

+55 (61) 3563-1314 / (61) 3563-4776 / (61) 3562-2064

Facebook
Realizado por Amplitude Web.