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Panificadora do ensino

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Chef de cozinha aproveita ascensão do mercado unindo ensino e fábrica de bolos

     

       O surgimento de negócios no Brasil está diretamente ligado à criatividade do empreendedor, que aproveita oportunidades de mercado para realizar projetos. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), a panificação tem 115 mil empreendedores no Brasil, responsáveis por gerar 802 mil empregos diretos e 1,85 mi empregos indiretos. Estimativas da associação mostram que as padarias do País recebem 44 milhões de consumidores por dia.

           Stella Romanholi, de 48 anos, juntou uma escola de gastronomia e uma fábrica de bolos, em Goiânia, utilizando um único espaço para ensinar receitas e vender sua produção. "Conseguimos atender alunos e consumidores da culinária de bolos", conta a gastrônoma.

             O Studio Gourmett (escola) e a Boleria Artesanal (fábrica) funcionam lado ao lado, num ambiente colorido, com aromas variados e muitos sabores. Segundo Stella, os bolos são feitos especialmente para atender consumidores diferenciados, inclusive aos que possuem restrições alimentares. "Recebemos encomendas de bolos fabricados sem adição de açúcar, glúten e lactose", explica.

           Nesse caso, a especialista destaca que uma pós-graduação em Nutrição (em andamento) está qualificando ainda mais seu trabalho. "O estudo me oferece informação e técnica especializada para produzir", considera.

INVESTIMENTOS

                Para Stella, o investimento na boleria, que iniciou atendimento após a abertura da escola, se justifica pelo aquecimento do mercado panificador na capital. Segundo ela, algumas das principais panificadoras da cidade comercializam cerca de 150 bolos por dia. "Fabricando bolos artesanais, podemos vender mais que isso", estima.

                  Stella acredita que a produção que atende ao gosto do consumidor é um diferencial para isso. "Justamente o que fazemos na Boleria Artesanal, que ainda serve bolos em fatias, doces, salgados, biscoitos, pães, roscas, tortas, docinhos, muffins, quiches e o tradicional cupcake (bolinho individual, de origem inglesa)", lembra a chef de cozinha.

           Em sua empresa, Stella ainda recebe pessoas para happy hour, comemorações, como noivados, e chás especiais, elaborados com ervas naturais de uma horta orgânica cultivada pela gastrônoma. E nem mesmo aos domingos Stella descansa seu talento. "Utilizo o dia para realizar laboratórios, testando receitas para variar cardápios", explica.

               Além disso, a empreendedora promove oficinas, cursos e worhshops no Studio Gourmet, em conteúdos desenvolvidos em eventos de hipermercados em Goiânia. Stella também atuou na área como facilitadora do Sistema 'S', especialmente para o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial(Senac) e Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

FATURAMENTO

           Segundo dados Abip, nos últimos seis anos o setor panificador brasileiro dobrou seu faturamento, passando de R$ 34,9 bilhões, em 2006, para R$ 70,2 bilhões ano passado. Os números da Abip também mostram que a panificação no País cresce superior a 10% desde 2007, o segundo melhor ano, com 13,30% (superado por 2010, com crescimento de 13,70%). Em 2012, o setor cresceu 11,6%, em relação a 2011.

              Para o presidente da Abip, Alexandre Pereira, o desempenho mostra a importância econômica do setor e sua capacidade de resposta para atender às novas demandas e exigências do consumidor. "O desenvolvimento da panificação nacional é explicado pelo seu processo de modernização, com ampliação do food service, maior oferta de mix de produtos e melhoria da gestão", ressalta.

                Alexandre considera que o empreendedor de padaria no Brasil soube reinventar o negócio, transformando os empreendimentos num centro gourmet e de conveniência para o consumidor. 

 

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