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PARCERIA FUNDAMENTAL

PARCERIA FUNDAMENTAL

     Para os fabricantes de matérias-primas, equipamentos e acessórios, os distribuidores representam a ligação de seus produtos e a sustentação de suas marcas com os clientes de todo o Brasil

      “Os distribuidores e representantes de vendas contribuem com uma parcela significativa de nossos negócios e através deste importante canal estamos presentes com nossas marcas em todos os estados do Brasil”, avalia Érico Coelho, gerente nacional de vendas da Bakels Brasil. Para a empresa, a parceria é fundamental. É o princípio de um relacionamento de sucesso e ética comercial; o respeito às áreas de atuação; a análise profissional das ações comerciais propostas; e a convicção de que os distribuidores são verdadeiros especialistas de seus mercados regionais.
       “Tudo isso tem proporcionado à nossa empresa parcerias comerciais saudáveis e duradouras. Algumas com mais de 20 anos. Mantemos um diálogo constante com nossos distribuidores e representantes. O que nos permite aferir o desempenho de nossos produtos em todo território nacional, verificando a velocidade e a eficácia nos transporte de nossas cargas, assim como a integridade de nossas embalagens”, explica Coelho, salientando que com essas ações conjuntas consegue levar qualidade e eficácia ao consumidor final da marca Bakels.
        Para a Bunge Alimentos, os distribuidores são a extensão da força de vendas da empresa. Segundo a empresa, os distribuidores possuem a estrutura adequada para capilarizar os produtos da marca em áreas e clientes que a indústria não consegue atender diretamente, contribuindo para o aumento da distribuição numérica. A Bunge entende que os distribuidores são como parceiros que permite à empresa ter condições de competir no mercado. Uma parceria em que os distribuidores precisam entender profundamente o portfólio de produtos da marca, fortalecendo condições para competir no mercado com treinamento e atualizações dos produtos da marca. A Bunge acredita que são os distribuidores os responsáveis pelo crescimento do mix de produtos de forma sustentável em regiões e no número de clientes.
       Para a Adimix, os distribuidores são o foco central das vendas, sendo responsáveis não só pela distribuição dos produtos da marca, como também por manter a excelência no atendimento ao cliente, que é o principal foco da empresa. “A contribuição dos distribuidores vai muito além da venda dos produtos, eles também atuam na divulgação e imagem da nossa marca, treinamentos técnicos e suporte total ao cliente final”, diz Juliana Narciso, diretora de marketing da Adimix.
      Para Juliana, a parceria da empresa com os distribuidores pode ser considerada única e inovadora, já que os mesmos estão sempre presentes na empresa e são considerados o braço direito e grandes aliados comerciais da Adimix.
       Para a Maksell, os distribuidores são de suma importância. A empresa tem um quadro de representantes selecionados que atuam há anos no mercado de panificação, que para chegarem ao ato da comercialização fazem todo um trabalho de divulgação da marca. “Os distribuidores contribuem muito com a empresa como agentes catalisadores da marca Maksell, acima de divulgar eles difundem no mercado nossa visão de futuro, princípios e valores que tornaram nossa indústria conceituada e respeitada em seu segmento”, diz Lindomar Oliveira, diretor comercial da empresa, ressaltando que tem uma parceira pautada pela ética, respeito e reconhecimento dos trabalhos prestados, afinal são os representantes que fazem o elo entre os clientes da Maksell.
        A Mix considera os distribuidores parceiros fundamentais na colocação de novos produtos nas padarias, confeitarias e lojas, perfazendo milhares de pontos de vendas por todos os cantos do Brasil. A empresa avalia que a contribuição dos distribuidores que com seu desempenho, ao colocar os produtos em seus clientes, permite que esses agreguem valor aos seus produtos finais, possibilitando a fidelização de ambas as marcas.
       Para a Imeca, os distribuidores são essenciais para a consolidação da marca, levando a empresa a todos os lugares, conseguindo atender com mais destreza os clientes. “Eles são a ponte que nos leva a entender as necessidades dos clientes, melhorando assim nossos produtos e atendimento”, frisa Giovana Casarin, do departamento comercial da Imeca, acrescentando que “damos esse apoio à eles no campo, com pessoal especializado para atender as necessidades de grandes clientes e eles nos trazem esse feedback sobre o mercado e assim alinhavamos nossa parceria para sucesso de ambos”, afirma.

        Além de realizarem as vendas aos clientes, fazem a assistência técnica e assessoram no que for necessário. Assim a Ferri define a importância dos distribuidores para a empresa, que ainda considera fundamental na divulgação da marca, junto aos serviços prestados aos clientes. “Nós temos regiões fechadas, ou seja, fidelizadas com determinado representante ou distribuidor para qualquer venda efetuada na área com a responsabilidade da prestação de serviços”, diz Rinaldo Leite de Camargo, diretor comercial da Ferri.
         Para Marco Antônio Coelho, diretor da Maquipão, os distribuidores são a extensão da empresa. Sem eles o trabalho de marketing e desenvolvimento não atingiria o alcance necessário num país com dimensões do Brasil. “A principal contribuição dos distribuidores é a personalização do atendimento ao cliente. Muitas vezes nosso cliente conhece a empresa e confia em nossos produtos, porém somente com o endosso do distribuidor ou representante é que a venda é feita”, diz.
        A Maquipão tem uma longa parceria com os distribuidores. “Existem distribuidores que estão conosco há mais de 25 anos. Muitos já se tornaram amigos. O que faz das feiras um local de confraternização com estes que são a face da empresa para nossos clientes fora da cidade-sede da empresa”, define Coelho.
       Para a Dicoco, são os distribuidores que dão visibilidade à marca da empresa e que fazem com que ela apareça em todo o território nacional, onde muitas vezes nem se imagina que se possa chegar. “A contribuição que os distribuidores dão à nossa marca é imensurável, já que feito um bom trabalho a empresa alcança sucesso garantido e acontece a inevitável consolidação e fidelização da marca”, analisa Marina de Almeida, da Dicoco. Para a executiva, a parceria da empresa com os distribuidores é bem estreita. “Estamos sempre na busca de superar suas expectativas, atendendo qualquer tipo de necessidade que eles nos apresentem”, diz.
         Para a Emar, o distribuidor é fundamental para a cadeia produtiva e graças a ele os pequenos varejos e comércios têm acesso às marcas. “Os distribuidores são parceiros da indústria, levando nossa marca até o mercado. Nossa parceria com os distribuidores é a mais transparente possível. Oferecemos um produto de qualidade, reconhecido pelos clientes. Para nós é um compromisso de atender com excelência”, argumenta E. Júnior, da Emar.
         Para Prática e Klimaquip os distribuidores também são de extrema importância, tanto que as duas empresas realizaram, no último mês de abril, a convenção de seus representantes, em Pouso Alegre/MG. André Rezende, presidente da Prática, falou da parceria com os distribuidores e da necessidade de valorizar essas parcerias. “Inovação é um processo contínuo para oferecer cada vez mais valores e vantagens competitivas aos clientes”.
Para a Gelita South America, o trabalho desenvolvido pelos distribuidores é fundamental para o sucesso e fortalecimento da marca. “Devido a inúmeras soluções e aplicações dos nossos ingredientes, estes parceiros colaboram, substancialmente, para uma maior capitalização das nossas ofertas e contribuem também para a prestação de um atendimento mais dedicado e específico, alinhado com o segmento de atuação de cada cliente, em qualquer cidade do Brasil ou da América do Sul”, destaca Eduardo Araújo, do marketing da Gelita. Segundo Araújo, sempre que a marca é procurada por alguma empresa que deseja representá-la, a Gelita se sente orgulhosa, pois é uma das provas mais fortes de que a qualidade dos produtos faz a diferença para a indústria e para o mercado.
         A Indiana classifica os distribuidores como muito importantes para o atendimento direto ao cliente em várias regiões do Brasil, podendo dar assistência e esclarecimento aos compradores, além de representar diretamente o nome da empresa e dos produtos. Para a Indiana, os distribuidores contribuem para o bom relacionamento da empresa com os clientes, principalmente aqueles situados fora de São Paulo, dando orientações, assistência técnica e pleno atendimento. Para a Indiana, é fundamental que os distribuidores e representantes atuem em nome da empresa, divulgando os produtos e serviços. Com isso, a marca intensifica e estreita parceria e a amizade com esse segmento.
    A Nilpan é outra empresa que valoriza muito o trabalho dos distribuidores, pois eles são um dos caminhos do elo entre a empresa e novos clientes. “Para nós, os nossos distribuidores são nosso braço direito, pois conseguem divulgar bem a nossa marca, o que atrai maior valor no processo de compras business-to-business, gerando um alto volume em vendas e lucratividade. A Nilpan considera o distribuidor um caminho estratégico para o fluxo de produtos, pois agrega valor para os clientes atacadistas e varejistas. Esse valor agregado está diretamente relacionado à logística por ele empregada, levando a quantidade certa do produto ao lugar correto, na hora exata e por um preço justo”, avalia Luciano Braile, diretor da Nilpan. Para Luciano o distribuidor é muito importante para alavancar o sucesso da marca Nilpan. É uma parceria estratégica que a empresa precisa ter para atingir seu público-alvo através de um bom relacionamento e impulsionando decisões de compras. “Devido à grande dimensão do Brasil, com suas peculiaridades regionais, ficaria muito difícil fazermos a venda, atendimento técnico e toda a logística demandada sem a ajuda e parceria dos nossos distribuidores”, diz o executivo.
        Para a Jpan, a parceria entre distribuidor e fornecedor está efetivamente na força que a distribuição agrega à marca. “Trata-se de uma atividade importantíssima, por ser o braço operacional da fábrica. Essas atividades realizadas pelos profissionais focados tendem a desenvolver mais e melhor tanto a marca quanto o próprio varejo, com as visitas desenvolvidas como consultorias que podem nortear melhor as ações e/ou a apresentação de novos produtos e desenvolvimento de novas criações. Para nós, os distribuidores ou representantes são nossos braços e ouvidos que ajudam a atender melhor os clientes”, exemplifica Otávio de Jesus Alves, gerente comercial da Jpan. A parceria entre fabricantes e distribuidores, para a Jpan é definida por um relacionamento que possibilita focar mais na qualidade dos produtos. “Nessa relação comercial, entre indústria com seus distribuidores, há um ponto que sempre orienta as relações. Trata-se da transparência e honestidade. Uma relação de longevidade sempre requer esses dois parâmetros simples mais persistentes. Não há hoje a possibilidade de convivência salutar entre qualidade e desorganização. Assim sendo, a garantia de qualidade de nossos produtos passa pela necessidade da qualidade de nosso atendimento por parte de nossos parceiros. Para tanto, transparência e honestidade fazem com que possamos crescer juntos”, avalia Alves.

        

       A Italbras começou no mercado de distribuição em 1975 com um escritório de representação de equipamentos no Distrito Federal. Com o crescimento e a necessidade do mercado, em 1985 foi criada a loja Italbras com novo visual e showroom para atender as necessidades dos clientes, oferecendo produtos e inovações para o segmento. Hoje, a empresa atua como um dos maiores distribuidor da região, atendendo toda a área de gastronomia, com aproximadamente 20 pessoas capacitadas e focadas também em hotelaria.
      “Todo este crescimento é decorrente de uma política consistente focada fundamentalmente em três pontos: honestidade, valorização do consumidor e reconhecimento dos nossos colaboradores. Temos certeza que esta é a melhor fórmula para atender os nossos parceiros”, diz Paulo Silva, diretor da Italbrás. A distribuidora representa marcas como Cimapi, Maksell, Blend, Klimaquip, Bralyx, Brasforno, Puratos, Maquipão e Prática, entre outras, e disponibiliza treinamentos aos clientes da área de panificação e confeitaria.
“Nossa principal estratégia é deixar o nosso cliente sempre satisfeito, independentemente do que ele estiver procurando, e para isso estamos sempre nos atualizando e participando de feiras e eventos da área, buscando novidades e dando o treinamento adequado para os nossos colaboradores”, informa o executivo da empresa.

       A Distribuidora Targuz atua nos Estados de Alagoas e Sergipe e representa marcas como Mauri, Emulzint, Puratos, Sohovos, Callebaut e Gradina. A distribuidora dispõe de laboratório técnico e suporte, além de entregas na região metropolitana em 24 horas. A Targuz é uma empresa que, através de investimentos permanentes na linha de produtos destinados a hotéis, restaurantes, hospitais, padarias e confeitarias, está expandindo e conquistando um espaço cada vez maior no mercado alagoano. A distribuidora baseia seu trabalho no trinômio qualidade, serviço e preço, o que garante uma significativa parcela de mercado interno, agradando assim seus clientes, os quais considera o maior patrimônio. Na Targuz prevalece o espírito empreendedor e competitividade, incorporada ao respeito, credibilidade e seriedade com os colaboradores, clientes, fornecedores e com toda a sociedade.

       A Targuz foi fundada em 2007, em Maceió/AL, com o objetivo de distribuir produtos de qualidade com soluções inovadoras para a indústria de panificação e confeitaria da região. A distribuidora tem como plano manter o sucesso e o crescimento, pautada nas relações humanas, no respeito e no comprometimento com o negócio do cliente.
         A Esdel atual na região Sul do Brasil. A distribuidora foi fundada em 1984 e hoje conta com cinco unidades de distribuição – Pato Branco, Maringá e São José dos Pinhais, no Paraná; Camboriu, em Santa Catarina; e Porto Alegre, no Rio grande do Sul. A Distribuidora conta ainda com quatro indústrias: Reforpan (pré-misturas para panificação e confeitaria); Castor/Salware (chocolates e coberturas); Flaxibag (embalagens plásticas como sacolas e filmes em PVC e sacos de lixo); e Guara (pratos e bandejas laminados e papelão e sacos de papel). A Esdel tem como estratégia de mercado o foco em clientes de confeitaria, food service, indústrias, supermercados e redes de conveniência.
           A Distribuidora Elegance foi fundada em 2009 e desde então vem se sustentando no mercado com sua estratégia de negócio, na qual possui uma relação estreita com os clientes. A área de atuação é a Zona Oeste do Rio de Janeiro e representa marcas como Nilpan, Milmix, Harald, Mavalério, Galvanotec, Vilma, Xamego Bom e outras.
           A Dispac foi criada em 1994 com o objetivo de atender o segmento de panificação e confeitaria. Identificando novas oportunidades de negócios, a distribuidora ampliou a atuação para o segmento de acessórios, descartáveis e food service. A Distribuidora atua nos Estados de Amazonas e Roraima e tem como principal marca a Puratos. A Dispac oferece para os clientes cursos, treinamentos, centro técnico e serviço de apoio durante a entrega.
A Distribuidora Sorvepan foi fundada em 1987, na cidade de São Caetano do Sul. No início era um empreendimento familiar que buscava explorar as novas possibilidades de bons negócios que surgiam com a expansão do mercado de panificação e confeitaria, mas não demorou muito para que o esforço e dedicação dos fundadores apresentassem bons resultados e em pouco tempo a Sorvepan tornou-se uma das empresas líderes do mercado. Hoje atua nas unidades de São Caetano e Tremembé. A Sorvepan direcionou recursos para atingir objetivos e estratégias de liderança para que fosse reconhecida como uma empresa empreendedora, que oferece soluções para suprimento dos clientes com qualidade e lucratividade, colaborando para o desenvolvimento da sociedade e geração de empregos. A Sorvepan representa marcas como All Bread, Bunge, Cargill, Harald, Nestlé, Pakmaya, Rich’s e Tangará e oferece serviços como atendimento técnico, cursos gratuitos e rápida entrega. “Trabalhamos para ser a melhor empresa de distribuição de produtos para panificação, confeitaria e food service, diferenciando-se pela qualidade e comprometimento total com altos padrões de desempenho, produtividade e excelência no atendimento, mix de produtos, logística e estoque adequado à demanda”, explica Edneusa Miguel, do marketing da Sorvepan.
          A Distribuidora Ideal foi fundada em 2000 e no início era uma empresa filiada à Comercial Rochapan, com atuação independente, e permaneceu assim até 2003. Depois dessa data, cinco vendedores assumiram a empresa e ela passou a crescer a uma média de 20% ao ano. A Ideal atua nas regiões Noroeste e Sudeste do Estado de São Paulo e região Norte do Paraná e representa empresas como Bonasse, Friore, Harald, Mavalério, Província, Puratos e Unilever. A distribuidora oferece serviços como centro técnico, cursos e treinamento para clientes.
           A Cecoti iniciou suas atividades em agosto de 1992 como distribuidora de produtos para panificação e apenas com um funcionário, mas com o propósito de ser a melhor distribuidora do ramo. Em 1998 a empresa conseguiu mudar para a sede própria, já com uma equipe de 64 colaboradores. Em 2002, a Cecoti aumentou seu leque de produtos para também atender sorveterias e já contava com 88 funcionários. Em 2005 foi inaugurada a filial de Juiz de Fora, que além de distribuidora passou a atender também o consumidor final, com uma loja moderna e atendimento personalizado.
            Em 2006 aconteceu o grande salto da empresa, quando se mudou para uma nova sede com mais de 6.500m² e passou a contar com 106 funcionários. Em 2008 passou a atender o food service em geral, aumentando ainda mais o mix de produtos. Hoje, com 20 anos de mercado, a Cecoti conta com 300 funcionários diretos e representa marcas como Fontini, Puratos, Ireks, Rich’s, Duas Rodas e Unilever, entre outras. A empresa possui um centro técnico especializado e oferece cursos, treinamento e transporte para melhor atender as necessidades de quem precisa de suporte e de aprender novas práticas quando se trata de food service, atuando em todo o Estado de Minas Gerais.
          A Diskpan começou a nascer em 1998, quando José Carlos e Gelson Pin criaram a empresa Descarpin, na qual vendiam diversos tipos de embalagens. Com o passar do tempo, montaram a loja Mixpan para atender o nicho de mercado do público que compra no varejo. Além de embalagens, a loja trabalhava também com produtos para panificação. Foi nesse momento que pensaram em unir as duas empresas: Descarpin e Diskpan. Em julho de 2001 iniciaram as atividades dessa nova empresa que atendia todo o Espírito Santo e Região Sul da Bahia. Com muita luta e determinação, a Comercial Diskpan tornou-se um referencial no ramo de distribuição de embalagens, produtos para panificação, food service e higiene e limpeza. Atualmente a distribuidora oferece um mix com mais de 2 mil itens.
             A empresa possui uma área de armazenamento e uma frota própria para distribuição e quatro lojas de varejo, localizadas em Cariacica, Vitória, Serra e Vila Velha, no Espírito Santo. Também conta com uma equipe de mais de 130 funcionários, todos comprometidos em oferecer qualidade aos clientes. A Diskpan representa marcas como Nestlé, Dawn, Adimix, Unilever, Mavalério, Harald, Moinho Estrela, Gradina, Itaiquara e Saf do Brasil, entre outras. A distribuidora oferece treinamento para os clientes em centro técnico próprio.
             A Nova Mix foi criada há 16 anos em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, onde havia a necessidade de um distribuidor para atender a cidade com produtos de panificação. Hoje atende a todo o Estado do Rio de Janeiro e parte da Zona da Mata mineira. A empresa conta com 305 funcionários diretos e 70 indiretos e oferece cursos de panificação, confeitaria e palestras com temas variados como tributação, perdas, negociação, atendimento, além da parceria com a Escola de Gastronomia Cândido Mendes, em Nova Friburgo. A Nova Mix tem como marcas principais em seu portfólio a Puratos, Bunge Pró, Mavalério, Tangará e Vapza.
           A Ciers foi fundada em 1990, com sede em Porto Alegre/RS, e foi se consolidando no mercado como “transformadora de alimentos” para padarias, restaurantes, confeitarias, indústrias alimentícias e refeitórios industriais, entre outros. A empresa vem constantemente, no decorrer destes 20 anos de trabalho, aprimorando-se para solidificar o seu desempenho como fornecedora e distribuidora de alimentos no melhor nível possível de prestação de serviço e satisfação de seus clientes. A estrutura física da Ciers é adequada e vem sendo aperfeiçoada para atender o mercado, com câmaras frigoríficas e de congelamento, depósito de estocagem, sala de fracionamento de matéria-prima climatizada, além de veículos apropriados para atender às exigências do mercado, incluindo caminhões de resfriamento e congelamento, garantindo assim qualidade na entrega dos produtos e agilidade na distribuição logística. A Ciers atua no Estado do Rio Grande do Sul, principalmente em Porto Alegre e na região metropolitana, representando marcas como Bunge, Puratos, Nestlé, Harald, Vapza, Unilever, McCain, Mavalério, Nutriz e Levina, entre outras.
          A Nova Safra iniciou suas atividades em 1984, em Contagem/MG, comercializando apenas farinha de trigo e atendendo algumas padarias e pequenas indústrias. Acompanhando as tendências do mercado e as mudanças de comportamento dos consumidores, a distribuidora reestruturou-se para atender as novas exigências do mercado. Com o tempo, atingiu um portfólio de 3 mil itens para atendimento a supermercados, padarias, lanchonetes, sorveterias, cozinhas industriais e uma série de outros comércios transformadores de alimentos. Desse modo, a empresa passou a prestar consultoria em food service e construiu um moderno centro de treinamento para fornecer assistência técnica e permitir mais desenvolvimento e lucratividade aos seus clientes. Além disso, uma equipe de vendedores bem treinados e competentes para ser responsável pelo crescimento dos clientes já atendidos. Com o objetivo de garantir maior qualidade, agilidade e excelência nos serviços prestados aos clientes e parceiros, em 2007 inaugurou um Centro de Distribuição, também em Contagem.
           A Nova Safra atente toda a grande Belo Horizonte até um raio de 150 km e representa marcas como Gradina, Bunge, Vilma Alimentos, Fleischmann, Duas Rodas, Mauri, Harald, Barry Callebaut, Rich’s, Vigor e Nestlé, entre outras.
         Com uma equipe de profissionais treinados, a distribuidora garante um atendimento personalizado e diferenciado, com aperfeiçoamento constante da equipe de vendas, que possibilita aos vendedores atuarem como verdadeiros consultores, ajudando os clientes a evoluírem em seus negócios. Além disso, dispõe de um Centro Técnico com profissionais qualificados para a assistência técnica aos clientes.
         A Festpan Alimentos Distribuidora, fundada há 35 anos, é uma empresa especializada na distribuição de produtos para panificação e confeitaria, e tem capital 100% nacional. A companhia oferta um portfólio de 2,5 mil itens e conta com o apoio de 240 representantes comerciais, além de uma equipe técnica, composta por 16 profissionais, cujo objetivo é levar soluções de negócio para o mercado. A empresa possui 13 escritórios regionais: seis no estado de São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um no Espírito Santo, dois em Minas Gerais e mais um no Paraná, além da matriz localizada em São Paulo, em São Bernardo do Campo.
              A Festpan Alimentos atende ao mercado de Food Service, ofertando desde a matéria-prima para transformação (pré-misturas, melhoradores, condicionadores, aditivos culinários, condimentos, cereais, farináceos, frutas em geral, biscoitos, petits fours, gorduras, bases para sorvetes, etc.) até os utensílios, descartáveis e equipamentos para cozinha, tais como: balanças eletrônicas, embalagens, guardanapos, copos, pratos e talheres descartáveis, sacos de papel, formas, bandejas, luvas, velas, assadeiras e mesas, entre outros. A empresa conta com um portfólio de 2.500 itens.
        As principais marcas que a Festpan Alimentos representa são: Província, Festpan Indústria, Vigor, Angest (fermento), Renata, Pilão, Tio João, Unilever, Rich’s, Qualimax, Sustentare, Nestlé, Tramontina, Talge, Harald, Altaplast, Gomes da Costa, Galvanotek, Mavalério, Mix, Niágara embalagens, entre outras. Além disso, tem linhas de produtos com sua marca própria, como a Gran Mestre (gorduras vegetais), Uniferm (fermento seco e petit four), Unifruit (fruta cristalizada), Kitchome (balanças eletrônicas) e Festferm.
           “A Festpan Alimentos preocupa-se em oferecer serviços a partir da necessidade de seus clientes, dessa maneira investe em treinamentos e capacitação dos profissionais. A empresa fornece cursos práticos, que abrangem diversos temas de acordo com a época do ano e as tendências de mercado; demonstrações de pré-misturas, apresentadas por profissionais especializados da equipe técnica da empresa; e criação de novas receitas a partir da necessidade de cada cliente. Além disso, a Festpan fornece consultoria para melhor gerenciamento da produção e de categorias de produtos”, informa Kátia Stabile, gerente de marketing da Festpan.
              Segundo Kátia, na qualidade de distribuidor, a estratégia de atuação da empresa é estar em todos os pontos de venda, por menor que sejam, e principalmente quando não são atendidos diretamente pelos fabricantes. Para que isso aconteça, a empresa investe constantemente em campanhas de incentivo, e com isso, o profissional de vendas se vê incentivado a explorar as vendas em cada cliente. Sempre com a excelência na prestação de serviços e mostrando o valor agregado ao negócio do cliente.
             O Atacado Diniz começou há exatos 20 anos, com a determinação de seu presidente Ricardo Diniz em levar a seus clientes todas as transformações que a indústria começava a praticar e que no interior sempre demorava a chegar. Como todo começo, as dificuldades foram enormes e a estrutura bastante simples. Porém, com esse princípio de inovação, a empresa começou a se multiplicar e os resultados continuam aparecendo todos os dias. Hoje, a equipe de vendas está próxima de 90 profissionais, todos focados no melhor atendimento possível a todos os seus clientes.
            O Atacado Diniz atua na capital paulista, metade do interior paulista, litoral, Vale do Paraíba e Sul de Minas e representa marcas como: Adimix, Codap, Cargill, Bunge, Nestlé, Província, Harald, Friore, Bonasse e mais 200 outros fornecedores da mesma importância. A distribuidora oferece treinamento aos principais fornecedores, consultoria e assistência técnica a todos os clientes.
      
            A Padeirão foi fundada em Recife/PE, em março de 1999, com apenas sete colaboradores e com o objetivo de distribuir os fermentos Mauri e produtos para padarias da cidade. Atualmente, além do grande Recife, a Padeirão está presente também na zona da mata sul, na zona da mata norte, no agreste e no Estado da Paraíba, na grande João Pessoa, Campina Grande e na região do Brejo e conta com uma equipe de 84 colaboradores e três filiais. “Atribuímos esse crescimento da Padeirão à sua forma de atuação; pautada nas relações humanas, no respeito, na ética e no comprometimento com o sucesso do nosso cliente. A missão da Padeirão é promover o desenvolvimento da indústria de panificação, confeitaria e chocolateria, distribuindo produtos de qualidade com soluções inovadoras e buscando a satisfação de clientes, colaboradores, fornecedores e sócios. Nossa perspectiva inclui crescer através da diferenciação, inovando cada vez mais com qualidade em produtos, serviços e máquinas e equipamentos para o setor”, define Flora Rosa, diretora administrativa.
          A Padeirão representa marcas como Puratos, Mauri, Inovo, Callebaut, Fabbri, Ricaeli, Blend, Cargill, Agropalma, Bunge, Prática, Klimaquip e Bralyx, entre outras. A distribuidora oferece aos clientes cursos, treinamentos, assistência técnica, centro técnico e entrega em até 24 horas.
A Leste Pan nasceu em 1997, com dois funcionários, num espaço de 20 metros quadrados e uma Kombi. Hoje conta com mais de 40 colaboradores, 14 veículos com refrigeração e uma área (a ser inaugurada em junho de 2013) com 4.000m² e mais de 2.000m² construídos. Aumentará o mix de produtos de produção própria e estenderá a área de atuação para a região central do Espírito Santo e Sul da Bahia, já que atualmente atende o leste do Estado de Minas Gerais, Vales do Mucuri, Jequinhonha e norte do Espírito Santo.
           A distribuidora representa marcas como Itaiquara, Griffith, Helgo, Codap, Dawn e Moinho Badotti e oferece aos clientes cursos de panificação, confeitaria e culinária e presta total assistência no suporte técnico de montagem na aquisição de equipamentos e acessórios.
          A história da Sorpan começa em 1988, quando Marcel Dias de Almeida foi para Mato Grosso montar uma distribuidora de produtos para sorveterias e panificadoras, pois achava que o Estado era carente destes produtos e, com a ajuda de seu pai, Moisés Dias de Almeida, que tinha trinta anos de experiência em distribuição destes produtos, decidiu montar, em Várzea Grande, pólo industrial do Estado, sua distribuidora com o nome de Sorvepan. Em 1990, com a chegada de seu irmão e sócio Luciano de Almeida, mudaram o nome para Sorpan, que é a abreviatura de sorveterias e panificadoras, seu principal mercado. Sempre com muita seriedade, trabalho e respeito com os clientes conseguiram a liderança entre as sorveterias e panificadoras em Mato Grosso. Em 1992 foi construído um prédio próprio com 1.500m² e foi a primeira distribuidora do Estado a ter um centro técnico para melhorar a mão-de-obra nas padarias e sorveterias. Também foi a primeira a ter um técnico motorizado para os clientes que não poderiam se deslocar até a empresa.
           Hoje, a Sorpan tem três técnicos e um centro de treinamento para acomodar 56 pessoas e já treinou e capacitou milhares de sorveteiros e padeiros em Mato Grosso. Contando com uma situação sólida na região onde atua, a Sorpan expandiu sua atuação em outras áreas como Food service e começou a vender para supermercados, hotéis e restaurantes, mas sem esquecer os principais clientes: as sorveterias e panificadoras.
            Com 27 representantes comerciais, 23 caminhões, sete vans e três técnicos, a distribuidora leva seus produtos e conhecimento para todo o Estado de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Investindo em treinamento e tecnologia, a Sorpan atua hoje com uma ampla sede própria com 6.500m², totalmente paletizada, informatizada e com 125 colaboradores diretos e com uma loja de autosserviço para melhor atender seus clientes.
         A Sorpan conta com parceiros comerciais, inclusive muitos com exclusividade para venda no Mato Grosso, como Duas Rodas, Saf, Adimix, Bunge, Nestlé, Meiwa, Unilever e Harald, entre outros.
           A Metalbraz surgiu em 1996, quando Leonir Braz Vulpi teve o primeiro contato com as assadeiras de alumínio. Ele estava passando por um momento delicado financeiramente e em determinada circunstância lhe foi proposto o desafio de fabricar artesanalmente algumas assadeiras de alumínio para pão doce. Desafio aceito e serviço cumprido. Gostaram do resultado e assim consecutivamente a produção foi aumentando, foi-se agregando novos produtos, novas linhas e a área de atuação. O nome foi definido logo no início como Metalbraz que vem da união Metal + Braz, do conhecido Sr. Braz, que deu origem a essa empresa e até hoje atua diretamente à frente da indústria.
           Atualmente, a empresa é composta de uma matriz/indústria e de uma filial/Loja de revenda e emprega no total 28 funcionários e tem a meta de ampliação da loja para possibilitar a oferta de novos produtos e também a modernização da indústria, com o aperfeiçoamento dos processos e aumento na qualidade dos produtos, buscando obter maior vantagem competitiva no mercado.
         A distribuidora atende principalmente Vila Velha, Vitória, Cariacica e Serra, e envia mercadorias para todo o Estado do Espírito Santo e demais Estados, via transportadora ou correios. Esporadicamente exporta para os EUA algumas assadeiras, armários e formas de bolo e além da própria marca Metalbraz, também representa empresas como Perlima, Brinox, Tramontina, Alumínio Real, Alumínio ABC, Wilton Celebrate, Exaustores Rotiv e oferece para os clientes cursos de gastronomia e confeitaria.
      
No ano 2000, na virada do milênio, em Juazeiro/BA, nascia a Centermaq, uma empresa de médio porte voltada a melhorar a vida dos empresários do ramo de panificação, frigorífico, supermercados, restaurantes e lanchonetes. Desde o início, o principal objetivo dessa distribuidora era facilitar a mão-de-obra e aumentar a produtividade de pequenas, médias e grandes empresas. Em 2002, a Centermaq mudou-se para Petrolina/PE e inaugurou uma loja com uma grande estrutura e montou uma equipe de consultores para atender pessoalmente a maioria das cidades da região Nordeste. Para vender máquinas, equipamentos e acessórios, a empresa precisava garantir seus produtos e para isso fechou várias parcerias com grandes fabricantes e marcas renomadas, como Gelopar, Fricon, Refrimate, Termisa, Metvisa, Móveis Belo, Cavaletti, Artesano, Cristal Aço, Bermar, G.Paniz, Gastromaq, Pandim e Imeca, entre outras. Hoje, a empresa atende inteiramente as regiões Norte e Nordeste, representa cerca de 40 marcas e distribui mais de 7.000 itens. Dispõe de um show room com 1.200m² e conta com três supervisores, 30 consultores e mais 40 colaboradores que completam uma equipe treinada e capacitada em oferecer soluções com a melhor relação custo x benefício do mercado de food service.

 

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