QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 72030-120

+55 (61) 3563-1314

 
PASSO A PASSO PARA MONTAR UMA PADARIA

PASSO A PASSO PARA MONTAR UMA PADARIA

    Como montar uma padaria de sucesso sabendo definir com exatidão as instalações, equipamentos, mão-de-obra, fornecedores e estratégia de atendimento

    Atendendo algumas solicitações, vou dar dicas importantes para quem está abrindo a primeira padaria. Com o mercado aquecido, muitos empresários de outros segmentos, mesmo sem experiência, estão investindo no setor de panificação. Por sua vez, as panificadoras mudaram muito seus conceitos e deixaram de ser apenas “padaria” para se tornarem grandes negócios, acirrando a concorrência, inclusive, com restaurantes e supermercados, através de serviços diferenciados e mais completos. Com um Mix de serviços diversificados abrangendo panificação, confeitaria, restaurante, pizzaria, conveniência e adega, as padarias se fortaleceram no mercado competitivo. Mas não é um setor para empresários despreparados. É necessário muito preparo, dedicação e interesse para conquistar o consumidor e atingir o sucesso. Com a diversidade de serviços oferecidos pelas padarias, o investimento financeiro encareceu muito e é necessário ter bastante cautela na hora de investir. Antes de tudo é importante buscar conhecimentos e muitas vezes é preciso contratar uma empresa que possa lhe dar orientações precisas para evitar erros e prejuízos desnecessários. Na hora de iniciar o projeto, procure um projetista experiente no segmento para executar o projeto de forma adequada e funcional para atender as necessidades do dia a dia. Pesquise informações.

INSTALAÇÕES
    As instalações, balcões, vitrines são a identidade da padaria. Por isso é importante escolher uma empresa capacitada para atender as necessidades sempre de forma funcional, com eficiência e que venha tornar o ambiente agradável aos olhos dos clientes. Nesse setor há várias opções de empresas especializadas, com layouts bem modernos. Antes de contratar, faça pesquisas e visite as instalações de algumas padarias em funcionamento.

EQUIPAMENTOS
    Procure obter informações precisas sobre os equipamentos. Quais serão necessários para atender demandas diárias conforme a estrutura da padaria desejada. Se possível, visite as empresas fabricantes e conheça os equipamentos. Compre os equipamentos certos e a quantidade correta. Lembre-se que a qualidade dos equipamentos interfere diretamente na qualidade dos produtos, portanto, na hora de escolher o fabricante, priorize a qualidade e lembre-se também na hora da manutenção, quem irá oferecer melhor suporte. Existem ótimos fabricantes, inclusive tem equipamentos moderníssimos e de alta qualidade disponíveis no mercado. Outros fatores importantes a serem observados são os resultados que esses equipamentos atingem nas preparações das massas, o tempo utilizado nas preparações e a qualidade final dos produtos.
MÃO DE OBRA
    A falta de mão de obra especializada, hoje é a maior dificuldade enfrentada pelos panificadores quando o assunto é qualificação de equipe. Não interprete a situação como gastos e sim como investimento necessário e invista constantemente na equipe. Saiba que a equipe e a linha de produtos são ingredientes fundamentais para o sucesso. A definição do quadro de funcionários deve ser baseada na estrutura do estabelecimento, nas expectativas de vendas e no horário de funcionamento. O número de funcionários deve ser suficiente para suprir a escala de folgas. Geralmente contrata-se um número mais elevado e depois, quando tudo já estiver em ordem, ai é hora de começar adaptar o quadro de funcionários conforme o movimento da empresa. Lembre-se que a contratação de mão de obra não está nada fácil. Peça indicações aos parceiros panificadores e fornecedores. Outra opção são os anúncios das vagas. Procure contratar pessoas com experiências e antes da inauguração, ofereça treinamentos adequados para todos os funcionários de produção e atendimento. Já os gerentes e líderes dos setores devem ser capacitados de experiências anteriores na área.

FORNECEDORES
    Na hora de efetuar as compras de matéria-prima, peça sempre auxílio ao chef contratado responsável pelo setor, pois ele deverá ter o conhecimento de quais são os melhores produtos e não se esqueça de fazer cotações, existem vários distribuidores com preços diferentes. Trabalhe sempre com matéria-prima de primeira linha, visando à qualidade final dos produtos.
Tenha sempre o conceito de oferecer um ótimo atendimento, produtos de alta qualidade, higiene nos alimentos e preços compatíveis. Procure estar atualizado e na frente da concorrência, ofereça o melhor para os seus clientes. Trabalhe com uma linha de produtos diferenciados, inovando a cada dia e nas ocasiões de maior movimento sempre elabore novas receitas especiais da casa para fidelizar o cliente.

    Na hora da inauguração, certifique-se de que tudo está de acordo. Se houver despreparo, faça todos os reparos e se for necessário, é melhor perder mais alguns dias e corrigir todos os problemas para, então, inaugurar de forma segura e confiante. Sucesso!!!
     

 

QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 71950-770

+55 (61) 3563-1314 / (61) 3563-4776 / (61) 3562-2064

Facebook
Realizado por Amplitude Web.