QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 72030-120

+55 (61) 3563-1314

 
Puratos contribui com o meio ambiente

Puratos contribui com o meio ambiente

   

A Puratos, fabricante de ingredientes para panificação e confeitaria, desenvolve um trabalho de preservação e sustentabilidade em suas atividades industriais, atendendo a visão e missão ambiental da matriz do grupo, na Bélgica, sem prejuízo de seus objetivos estratégicos, econômicos e operacionais.

     Basicamente, a empresa procura inserir em suas atividades soluções criativas e áreas específicas. Entre os tópicos estão o uso de fontes energéticas eficientes e renováveis, a otimização com a inovação nos processos; o gerenciamento de recursos hídricos, da disposição de resíduos e da emissão de efluentes; a redução do consumo de combustível com a otimização no transporte e viagens; e a responsabilidade social, com o respeito pela sociedade e contribuição com cada uma das comunidades onde a empresa está inserida.

     A partir desse posicionamento, a Puratos Brasil reduziu em 14,2% a média do consumo de água utilizada em seus processos produtivos, no período entre janeiro e junho em sua fábrica em Guarulhos, SP. Para chegar a esse resultado, a Puratos investiu na adequação e instalação de novos equipamentos, bem como realizou um mapeamento do consumo de água, que resultou no aproveitamento da água do processo de última lavagem dos equipamentos instalados nas linhas de produção, para a primeira lavagem do dia seguinte.

Outra conquista da empresa é a redução de efluentes gerados. “Diminuiu em média 12% ao dia em 2012, devido basicamente às adequações realizadas no consumo hídrico”, explica Carlos Brandão, gerente de Recursos Humanos da Puratos. Investimentos na Estação de Tratamento de Efluentes também geraram um efluente mais puro após o tratamento. Esse ganho se deu em função do reaproveitamento da água da caldeira; da instalação de tanque asséptico no setor UHT (produtos armazenados nesse tanque asséptico podem ser envasados no dia seguinte sem risco de perda do produto, gerando menos efluentes com produtos não aproveitáveis); adequação do sistema de trocador de calor (sistema de exaustão de calor) melhorando a temperatura do ambiente, tanto para colaboradores, como para equipamentos que resfriam na temperatura ambiente; e readequação do sistema de CIP nas linhas do setor UHT através do monitoramento da água consumida no setor, onde é possível detectar algum tipo de desperdício de água imediatamente.
 

 

QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 71950-770

+55 (61) 3563-1314 / (61) 3563-4776 / (61) 3562-2064

Facebook
Realizado por Amplitude Web.