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QUAL O LUCRO DAS PROMOÇÕES DE NATAL?

QUAL O LUCRO DAS PROMOÇÕES DE NATAL?

     

Panetone e outros itens de Natal podem ser altamente lucrativos para as padarias, desde que se saiba calcular os preços de custo e de venda

       O Natal está chegando, e com ele a oportunidade de alavancar as vendas da Padaria.
Peço para você pensar no seguinte:
• A venda de panetone vai gerar algum custo fixo extra?
• Vai contratar mais gente na produção em função do Natal?
• Sua conta de energia vai subir?
Nas padarias que conversei, não haverá aumento de custo fixo em função das vendas de Natal.
Assim, qual a sua meta de vendas de panetone?
A única resposta que não pode dar é “não sei”. Veja as vendas dos dois últimos anos no programa de vendas que sua padaria usa.
Como não haverá aumento do custo fixo, a “margem de contribuição” do produto será:
Valor de venda – Custo dos insumos do produto – custo da embalagem – imposto simples nacional (no exemplo, 10% do valor de venda = margem de contribuição ou lucro bruto do produto.
Vamos calcular o custo do produto. As fontes foram: a Padaria Cake Artistic e o ARMAZÉM 2000. Podem haver variações nos preços dos insumos. O valor da água é desprezível. Coloquei R$ 0,10 só para constar. O programa usado é o Colibri Back Office.
Agora, uma pergunta super difícil de responder. Qual será o preço de venda?
Como não há aumento de custo fixo, não é possível ratear outros custos pela fabricação do panetone.
O preço de venda depende de quanto a Padaria deseja ganhar com a venda.
Depende também da percepção de valor que o cliente tem do produto. Lembra deste vídeo, que saiu em outra edição da PADARIA 2000?
E, o mais importante, TEM QUE MULTIPLICAR PELA META DE VENDAS.
Vamos a alguns exemplos para você pensar?
Vejo que existem duas vendas de panetone.
A “delícia” onde a embalagem é a mais barata possível, e a “presente” onde a embalagem é caprichada e o panetone torna-se um grande presente. Na empresa em que trabalho, durante 2 anos foram entregues panetones em lindas latas de metal. Este é um bom exemplo de panetone presente.

Vamos aos preços de embalagens. Como mencionei antes, a fonte é o ARMAZÉM 2000.

Um exemplo do kit “delícia”. Cada embalagem sai a R$ 0,41

Vou dar um exemplo de meta de vendas / margem de contribuição da venda do panetone.
Meta de Venda de Panetone Tradicional com “embalagem delícia” (R$ 0,41 por Panetone)
(30 panetones / dia) X 35 dias (do dia 20 de novembro a 25 de dezembro). O preço de venda da unidade é R$ 9,00. Foi feita uma pesquisa na região em boas Padarias.
Vamos aos cálculos da Margem de Contribuição Total. Vamos utilizar o Panetone Tradicional.
Margem de Contribuição Total = 1050 panetones X R$ 9,00 (preço de venda) – R$ 2,31 (custo da ficha técnica) – R$ 0,41 (embalagem delícia) – R$ 0,90 (10% do preço de venda, devido ao imposto Simples Nacional) =
Margem de Contribuição Total = 1050 X R$ 9,00 – R$ 3,62 (soma do custo + embalagem + simples)
Margem de Contribuição Total = 1050 X R$ 5,38 (margem de contribuição unitária)
Margem de Contribuição Total = R$ 5.694,00

Você acha um bom negócio vender panetone nessas condições?
Cada um conhece seu negócio. Porém a metodologia de cálculo é a mesma.
Para concluir, quero mostrar porque os “combos” são ótimas técnicas de vendas.

Combos – Alguma vez você pediu um X Burger e água no Mc Donalds? Provavelmente não. Todos os gerentes de Mc Donalds com quem já conversei confirmaram que os combos vendem mais que os sanduíches individuais.

Por que não pensar em combos de Natal? Onde o cliente faça as contas e perceba que se levar 2 ou 3 unidades, ou um panetone doce e um salgado, vai sair mais em conta do que comprar individualmente.
Há dois finais de semana atrás, fui a um cinema com a minha filha. Fomos comer um ótimo X Burguer depois. Veja os combos que eles fazem.

Uma delícia. Preço alto, excelente atendimento, ótimo produto. Eu volto!

Pronto! Agora é fazer as contas e fazer promoções bem lucrativas no Natal.

 

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