QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 72030-120

+55 (61) 3563-1314

 
QUALIFICANDO OS PROFISSIONAIS

QUALIFICANDO OS PROFISSIONAIS

     

       “Com a falta de qualificação profissional e a evasão de funcionários das padarias para outros setores, estamos criando uma legião de máquinas que só sabem produzir, mas não sabem fazer um cálculo de custo, tão necessário no seu cotidiano. Este quadro se agrava também com o despreparo dos empresários, que querem lucro rápido com pouco investimento. Podemos reverter com uma maior parceria por parte dos empresários, com oferta de estudos e treinamentos, melhorias nas condições de trabalho, cumprimento da carga horária estabelecida, melhoria de incentivos, como participação no lucro da produção e etc. A valorização do funcionário não está ligada apenas a fatores mensuráveis como os citados, mas também a condições relacionadas à sua convivência no grupo de trabalho. Infelizmente, são vistos como máquinas de produção e esta visão tem que ser mudada, mesmo que seja um investimento com resultados em longo prazo. Só assim, vamos ter um setor com profissionais satisfeito e que se sentem parte da empresa.
      Focando na Panificação e Confeitaria, mesmo com sua reduzida mão de obra qualificada, o número de panificadoras aumenta a cada dia, o que me leva a pensar que existem empreendedores prontos para investir no ramo, os mesmos abrem suas empresas, mas demoram muito para se estabelecer no mercado, pois algumas vezes estes empresários não buscam conhecimento prático e consequentemente, não contratam funcionários qualificados para levarem adiante seus empreendimentos.
     Diante disto, precisamos mobilizar os empresários e conduzi-los a uma necessária mudança de hábitos, para galgarem crescimento profissional particular, desenvolvimento do potencial de seus funcionários e consequentemente de sua empresa. Precisamos mostrar que para fabricarmos pães e doces não basta só termos matéria-prima, uma receita e batedeira. Precisamos mais que isso! Precisamos conhecer um pouco de química, física, matemática, gastronomia, nutrição e os ingredientes fundamentais: dedicação e amor.” 

        O Chef Conselheiro do Estado do Ceará, Cirlandson Moreira, escreve sobre a mão de obra em sua região e como sabemos não ocorre apenas lá como em todas as cidades do Brasil.

 

QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 71950-770

+55 (61) 3563-1314 / (61) 3563-4776 / (61) 3562-2064

Facebook
Realizado por Amplitude Web.