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REGRAS PARA ENGARRAFAMENTO DO AZEITE DE OLIVA

REGRAS PARA ENGARRAFAMENTO DO AZEITE DE OLIVA

 

 

 MADRI - Toda manhã, os cafés daqui se enchem de gente que vêm tomar o café da manhã típico espanhol, que inclui jogar azeite de oliva de uma galheta de vidro em cima de uma fatia de pão torrado.

  No entanto, a galheta tradicional está sendo substituída por uma garrafa rotulada, selada e não reutilizável ou outro tipo de recipiente que siga as rigorosas normas de engarrafamento de azeite que entraram em vigor em janeiro.

  A Espanha é o maior produtor mundial de azeite de oliva. As novas regras foram criadas, principalmente, para melhorar a higiene dos alimentos, mas os produtores de azeite também esperam que essas regras os ajudem a construir um reconhecimento mais sólido para suas marcas e até a aumentar as vendas e as exportações a mercados como o dos Estados Unidos, onde o azeite espanhol perde o primeiro lugar para o azeite italiano.

  A Espanha agiu por conta própria depois de que a Alemanha e outros países do norte da Europa - que consomem, mas não produzem azeite - bloqueassem uma proposta da Comissão Europeia no ano passado para impor essas normas em todos os 28 países da União Europeia.

  Os países do norte disseram que uma legislação mais rigorosa produziria custos adicionais e mais lixo, com garrafas usadas, semivazias e descartadas ao invés de serem reutilizadas. O primeiro-ministro britânico David Cameron também ridicularizou o plano de regulamentação como prova do intervencionismo desnecessário por parte dos burocratas de Bruxelas. Em maio, Cameron afirmou que o azeite de oliva é "exatamente a área de que a União Europeia precisa se afastar, em minha opinião".

  Um debate semelhante ocorreu na Espanha, mas mais moderado porque o governo de Madri claramente ficou do lado dos produtores de azeite, alegando que regras mais estritas aumentariam a segurança sanitária, garantiria autenticidade, e daria aos consumidores a oportunidade de identificarem a qualidade e a origem do azeite.

  Os produtores têm se esforçado para aumentar a conscientização sobre a marca entre os consumidores - e, portanto, o valor de seu produto - inclusive na terra das azeitonas, Andaluzia, no sul da Espanha.

 

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