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     Com muita criatividade, padarias devem investir em promoções para impulsionar a venda de vários produtos ao mesmo tempo

     Um comércio da área de alimentos, seja um restaurante, uma confeitaria ou uma padaria, tem sempre um produto ícone, o principal, o chamado “carro-chefe”. No caso das padarias, o pão francês é sempre o ator principal. Assim, este será o produto ao qual dedicaremos a maior produção, cuidado e qualidade (não deixando a qualidade de nem um outro produto a dever, é bom lembrar). Porém , convém ressaltar que este “carro-chefe” pode agregar lucro além de sua própria existência comercial.

Os produtos agregados ao principal, muitas vezes são altamente responsáveis pelo movimento constante da padaria. Por exemplo: frios de cortes nobres, ou diferenciados (um presunto fininho como os de corte uruguaio, ou um queijo colonial especial), geleias caseiras, variedades com coberturas diversas, etc. O pão é um alimento para lanches, cafés e chás do vespertino, portanto a venda de biscoitos especiais, tortas de médio porte, chás, pós de café e cappuccino, podem estabelecer uma ligação de consumo muito rentável.
     Tenho observado durante minhas consultorias e visitas, que uma atitude saudável é a criação de promoções para os diversos dias da semana. Claro que “liquidação” de alimentos não é uma coisa bem vista, pode parecer venda de produtos por vencer a validade a preços menores, portanto o caráter da promoção tem que ter como motivação a qualidade, além do preço. Por exemplo:
Segunda feira ― Dia da geleia caseira. Leve hoje uma especialidade de fabricação artesanal, fresquinha e saborosa para degustar com nosso delicioso pão francês no seu lanche. Sabores: morango, goiaba e figo.
Terça-feira ― Dia do bolo de rolo. Agregue ao seu lanche o delicioso bolo de rolo com recheio de doce de leite, especialidade da casa. Aproveite!
     Com isso, o freguês motivado acaba levando mais do que veio buscar e voltando no dia da semana para o consumo regular daquilo que mais gostou das diversas ofertas e promoções.
     Outra atitude para motivar o lucro através de produto agregado é o atendimento de lanches no estabelecimento, que pode ser ocasional, como mistos-quentes, sanduíches e baurus, refrigerantes, chás e cafés, como também um serviço completo de café colonial, como se diz aqui no sul, ou de chá à moda inglesa. Estas atividades é de boa iniciativa que tenham cardápio fixo e com dias previamente marcados, como por exemplo: “Quartas-feiras: café colonial ao estilo Gramado”.
     O fornecimento de refeições pré-prontas dentro do segmento pode ser uma boa dica também: pizzas embaladas (congeladas ou não), pão de queijo congelado, frangos e carnes assadas, etc.
Manter o preço em pequenos estabelecimentos que consomem pequenas quantidades não é tarefa fácil. Porém, cobrar preços abusivos em nome da suposta elaboração artesanal e qualidade, pode ser um risco grande que afaste uma boa parcela da freguesia. Diante destas afirmações, criamos o impasse velho de guerra: como agregar qualidade, especialidade e bons preços. A resposta que encontro é: pesquisa, criatividade e domínio do mercado.
     Uma boa dica é a consulta à produtos cooperativados e a compra direto das cooperativas. Produtores de pequenas propriedades rurais podem lhes fornecer frutas, queijos, legumes e verduras com preço razoável, na quantidade exata que é necessária, já que não conseguem acordos de grande fornecimento às grandes empresas e podem se aliançar às pequenas indústrias e comércios. Certifique-se sempre de estar consumindo produtos com carimbo de qualidade da vigilância sanitária.
     Enfim, a criatividade e a boa vontade podem levar o seu estabelecimento a tornar-se referência no seu bairro, ponto de encontro entre qualidade e prazer. Lugar onde os amigos e vizinhos saibam que irão encontrar produtos que encherão suas mesas com muito sabor! Que seja assim!
 

 

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