QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 72030-120

+55 (61) 3563-1314

 
Pão au Chocolat

Pão au Chocolat

Ingredientes:
250g de farinha
Fermento biológico na quantidade indicada pelo fabricante (usei meia saqueta)
50 ml de água morna
1,5 colheres de sopa de açúcar
3/4 de colher de chá de sal
100 ml de leite
4 colheres de sopa de óleo
1 ovo
100 g de manteiga
Bastante farinha para polvilhar
1 tablete de chocolate negro

MODO DE PREPARO


Antecipadamente, colocar o leite e o ovo à temperatura ambiente. Amornar a água. Misturar o fermento biológico com meia colher de sopa de açúcar e com o sal. Diluir com a água morna e reservar durante 5 minutos. Misturar a farinha com o resto do açúcar. Juntar o leite, o ovo ligeiramente batido, o óleo e a mistura de fermento. Depois de tudo bem envolvido, deitar a massa que está ainda bastante pegajosa, numa bancada abundantemente polvilhada de farinha. Amassar durante cerca de 5 minutos, mantendo as mãos e a bancada enfarinhadas. Formar uma bola, na qual faz dois cortes em cruz. Colocar dentro de uma tigela que deve ser coberta com película aderente. Deixar repousar e crescer durante uma hora e meia. Em seguida, embrulhar a massa em papel aderente e levar durante 30 minutos ao frigorífico (geladeira).

Retirar a manteiga da geladeira, colocar o pedaço de manteiga entre duas folhas de papel vegetal (papel manteiga) e bater com o rolo da massa até obter um quadrado de aproximadamente 13 por 13 centímetros. Se estiver num clima quente pode ser boa ideia colocar novamente a manteiga no frigorífico antes de juntar à massa. Após os 30 minutos de espera, retirar a massa do frigorífico, e sobre uma bancada bem enfarinhada, formar, com a ajuda das mãos, um círculo de massa com cerca de 33 centímetros de diâmetro. Colocar o quadrado de manteiga no meio e bobrar os quatro lados da massa sobre a manteiga e forma a fazer um pequeno embrulho. Envolver este quadrado de massa em película e levar ao frigorífico por mais 20 minutos.

Ao fim desse tempo, retirar e esticar a massa com o rolo bem enfarinhado num dos sentidos de modo a formar um quadrado com cerca de 40 centímetros. Dobrar a massa em três (imagine o rectângulo, dividido em três quadrados iguais, comece por dobrar o quadrado de uma ponta sobre o quadrado central e, a seguir, dobre o a outra ponta novamente sobre o centro). Esta vai ser sempre a forma como irá fazer as dobragens da massa. Cada vez que voltar a esticar a massa a seguir a uma dobragem, irá fazê-lo no sentido oposto ao que fez anteriormente. Assim, uma vez feita a primeira dobragem, irá novamente esticar a massa, de forma a que o sentido do lado mais largo do rectângulo, passe agora a ser o das extremidades mais estreitas. Atingido o tamanho, voltar a dobrar em três, envolver em película e guardar no frigorífico durante uma hora.

Ao fim de uma hora, retirar da geladeira, fazer mais duas vezes o processo de dobragem. Nesta fase pode acontecer que a massa rebente um pouco e surja manteiga. Nesse caso, deve tapar com farinha até deixar de ver a manteiga. Vai reparar que o rectângulo de massa é composto por folhas muito finas intercaladas de gordura. Finaliza com uma dobragem, envolve em película e guarda novamente na eladeira por duas horas.

Enquanto aguarda pode preparar o chocolate. Existem já pequenas barras de chocolate próprias para croissants e pain au chocolat, mas pode usar chocolate em barra, que deve partir em pedaços com cerca de 1,5 centímetros por 5 milímetros.

Passadas as duas horas retirar metade da massa do frigorífico e estender em dois rectângulos de cerca de 15 por 10 centímetros. Colocar o chocolate numa das extremidades mais largas e enrolar a massa, cortando depois o rolo em três partes iguais. Fazer todos os pães da mesma forma. A receita dá para doze pães. Colocar em tabuleiros forrados com papel vegetal e pincelar com ovo batido. Levar a cozer em forno a 200º até que fiquem dourados.

 

QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 71950-770

+55 (61) 3563-1314 / (61) 3563-4776 / (61) 3562-2064

Facebook
Realizado por Amplitude Web.